O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebe na noite desta quarta-feira (12) o terceiro lote de vacinas da Pfizer, comprado pelo Ministério da Saúde e destinado à capitais. O município, no entanto, disse estar preparado para aplicar a vacina e recebeu na semana passada freezers para armazenamento.
A chegada do voo está marcada para 19h55 . O recebimento dessas doses faz parte do acordo firmado no dia 19 de março, que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre de 2021.
Somadas às entregas anteriores, mais de 2,2 milhões de doses foram disponibilizadas desde 29 de abril, data da chegada do primeiro lote. Segundo o Ministério da Saúde, essas primeiras doses foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica. Elas foram distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal.
Em Campinas, a Prefeitura disse na quinta-feira passada (6) que está preparada para receber e aplicar doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. Até então, o imunizante estava destinado apenas às capitais do país, por conta da logística complexa de armazenamento da vacina.
No entanto, procurada hoje, a Administração confirmou que pode aplicar o imunizante, mas disse que ainda não tem data definida para isso. Na última semana, o estado de São Paulo cedeu 18 freezers para armazenamento do imunizante à Campinas.
Isso porquê a vacina da Pfizer necessita de condições especiais de armazenamento segundo o fabricante e o Ministério da Saúde. Elas precisam ser colocadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.
As primeiras doses de carregamento da Pfizer chegaram no dia 29 de abril em Viracopos. No dia 5 de abril, uma nova remessa com 629 mil doses também pousou no aeroporto de Campinas.
REMANEJAMENTO
Ainda nesta quarta-feira, o governo estadual anunciou a retomada da vacinação contra a covid-19 em grávidas e puérperas, acima de 18 anos e com comorbidades, a partir da próxima segunda-feira (17). O anúncio hoje ocorre após a suspensão da imunização com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz nesse público ontem (11).
Esse remanejamento foi feito com as vacinas da Pfizer – cujo terceiro lote chega hoje em Viracopos – e da Coronavac, do Instituto Butantan.