Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

15º Arraial Afro Julino começa neste sábado

O Arraial Afro Julino é Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas e está no calendário oficial turístico do Estado

| ACidadeON/Campinas

O Arraial Afro Julino é Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas e está no calendário oficial turístico do Estado (Foto: Divulgação) 

O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 5000 pessoas. É uma festa julina de culturas afro-brasileiras, anual, com duração de 18h, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de Julho.

Neste ano, será no dia 14 de Julho, começando sábado, pela primeira vez às 05h da manhã com uma Alvorada composta somente por mulheres que tocam tambores e outros instrumentos percussivos, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, que também abriga o primeiro Centro de Referência Jongueiros do Sudeste - Comunidade Jongo Dito Ribeiro, do estado de São Paulo.

O Arraial Afro Julino é Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas, é evento do calendário oficial turístico do Estado de São Paulo, é evento oficial no calendário da cidade e abre as comemorações de aniversário de Campinas.

A festa iniciará com uma Roda de Mulheres, Tambores e Cabaças, seguida tradicionalmente com o terço a São Benedito ao 12h, no meio da festa, com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo, entre outros estados, do segmento afro.

Tem jongo, samba, maracatu, bateria, rap, forró afro e outras manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos juninos, vestuários e artesanato.

A Festa acontece na sede da comunidade Jongo Dito Ribeiro - Casa de Cultura Fazenda Roseira, instalada em uma antiga fazenda, na periferia de Campinas/SP. A entrada é 2kg de alimento não-perecível ou o valor de R$ 10,00 reais. Os alimentos serão doados para o Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de Campinas.

PROGRAMAÇÃO

PALCO 1 - TENDA


6h Mulheres Tambores e Cabaças Alvorada/ fogueira
Caixeiras da Nascente, Bateria Alcalina, Ojú Obá, Ilu Obá de Min, Maracatucá, Bateria Alcalina, Coco do Encantado, Jongo Dito Ribeiro, Baque Mulher, Pavio de Candieiro e convidadas.
09h Ilu Obá de Min - SP
10h30 ENFAMÍLIA - Samba/MPB Campinas SP
11h30 Homenagem in memorian ao ALCEU - Urucungus, Puitas e Quijengues Campinas SP
12h Terço a São Benedito Comunidade Jongo Dito Ribeiro e Paróquias da RMC
14h Forró 3 PAUS Piracicaba - SP
15h30 Sarau das Pretas São Paulo - SP
17h Quadrilha Junina dos Artistas Campinas -SP
18h30 Marília Corrêa Campinas SP
20h Jongo do Tamandaré Guaratinguetá SP
21h30 Andréia Preta Carol Ladeira e Ieda Cruz Campinas e São Paulo SP
23h Comunidade Jongo Dito Ribeiro Campinas SP  

ESPAÇO DJ GARAGEM
09h40 às 10h20 Oficina de Jogos Africanos
14h40 às 15h20 - Oficina de Samba Rock
16h10 às 16h50 Oficina de Jogos Africanos
17h40 às 18h20 Paulo Microfonia
Mestre de Cerimônia DJ Barata recebe:
DJ Odara, DJ Negra Raiz Livre, DJ Pagu, DJ Raquel, DJ K- Mina

SERVIÇO


Casa de Cultura Fazenda Roseira - Rua Domingos Haddad, n° 01 em frente ao Hospital da PUCC II, dentro do Residencial Parque da Fazenda - rua s/ saída.
Data: 14 de julho de 2018
Horário: 06h às 00h - sábado
Entrada: 2kg de alimento não perecível ou R$10,00.

Veja também