Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Tragédia de Mariana é tema de peça no Sesi

Os sobreviventes do rompimento das barragens de minérios em Mariana traçam um panorama da tragédia que abalou o país

| ACidadeON/Campinas

Os sobreviventes do rompimento das barragens de minérios em Mariana traçam um panorama da tragédia (Foto: Custódio Coimbra) 

O Sesi Campinas Amoreiras recebe na sexta (20) e sábado (21), às 20h, o teatro documentário Hotel Mariana, inspirado na maior tragédia ambiental do Brasil, com passagens relatadas por quem esteve lá. A entrada para as duas apresentações é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi www.sesisp.org.br/meu-sesi

O rompimento das barragens de minérios em Mariana (MG), com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, atingiu dois distritos rurais, matando 19 pessoas e deixando milhares desabrigadas. O vazamento provocou a morte do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. Ao todo, 39 cidades foram afetadas e 11 toneladas de peixes foram mortos.

Indicado ao Prêmio Shell 2017, Hotel Mariana utiliza a técnica verbatim, um tipo de teatro documentário que reproduz no palco as palavras exatas de depoimentos reais. O material coletado é editado com a intenção de transmitir uma mensagem particular e dar sentido narrativo. Durante a apresentação, os atores usam fones de ouvido e reproduzem instantaneamente o que estão ouvindo.

O objetivo, com isso, é atingir um grau de fidelidade que se aproxime da essência de cada entrevistado, com todas as suas características e detalhes de fala. Relatos perturbadores, surpreendentes e emocionantes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham.

Veja também