Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Cândido Ferreira recebe Mostra+Sustentável 2018

A Mostra é um evento de arquitetura e decoração que reúne empresas e instituições em benefício da reforma e revitalização do espaço de saúde

| ACidadeON Campinas

Sergio Zobaran e Livia Doblas estão entre os curadores do evento (Foto: Divulgação) 

Deixar um legado social positivo e, principalmente, gerar atitudes sustentáveis. Esses são alguns dos objetivos da Mostra+Sustentável 2018, que acontece em Campinas, dos dias 29 de agosto a 7 de outubro de 2018, no Serviço de Saúde Doutor Cândido Ferreira.

A Mostra é um evento de arquitetura e decoração que reúne empresas e instituições em benefício da reforma e revitalização do espaço de saúde. Entre os expositores, está o curador de mostras Sergio Zobaran, com o espaço Galeria de Arte. O espaço conta também com curadoria de arte da marchand e galerista Livia Doblas.

Sérgio Zobaran é curador e sócio da disputada Mostra Modernos e Eternos, em São Paulo, e é o convidado especial do evento como responsável pelo maior espaço do local, a Galeria de Arte. Todo o trabalho de restauro foi pensado para causar o menor impacto ambiental possível, preservando todas as características da arquitetura existente, do piso ao teto.  

Ele viaja por todo o País atuando em curadorias de diversas exposições simultaneamente, inclusive a mostra Modernos Eternos da qual é sócio fundador, e que ocorre em paralelo (22 de agosto a 2 de setembro) na capital paulista. Por isso só conseguiu estar à frente da "Galeria" com o apoio da Lock Engenharia. 

"A Lock se dispôs a fazer a gestão e gerenciamento da obra, alinhando prazos e forma de execução com todos os fornecedores envolvidos, sob comando do Sérgio", frisa Romolo Germano, sócio-diretor da Lock.

E em conjunto com a curadora de arte Livia Doblas, conhecida por participações em mostras como Casa Cor e constantes exposições que realiza em São Paulo e Campinas, foram selecionados artistas consagrados que trabalham de alguma forma com a sustentabilidade para preencher os 248m² de espaço.

"Nós dividimos o ambiente em quatro partes distintas de acordo com os artistas, como nas exposições quando fazemos agrupamentos para uma melhor leitura do visitante. Entre os artistas selecionados está Armarinhos Teixeira, com quem trabalho há alguns anos. Ele utiliza em suas esculturas fibras de pneu que são sobras na fabricação dos mesmos e que é um material não reciclável e com grande durabilidade na natureza. O resultados são peças extremamente contemporâneas", diz a curadora de arte Livia Doblas.

A fim de ter arte moderna e também figurativa, diversificando a leitura do visitante, os curadores incluíram a arte do Denilson Fragoso. Ele fez o restauro das paredes e contou para os curadores da Galeria de Arte que também pintava quadros. Após gostarem da pintura do restaurador, e por acharem que a arte também deve ser inclusiva, um anônimo das artes também vai estar nas paredes. Além disso, todas as peças possuem um apelo sustentável.

"Para os móveis também foram escolhidas peças sustentáveis, como poltronas inteiramente construídas com sobras de barcos que vem do sul do país. Elas têm os cascos dos barcos, redes e cordas. Todo mobiliário de madeira é de descarte ou certificado. Telas, esculturas e fotografias, em contraponto a peças de mobiliário de design contemporâneo, formam uma exposição eclética neste espaço de contemplação da arte e da natureza em torno da praça central do prédio histórico e tombado, datado de 1926", diz Doblas.

A presença da Galeria de Arte Livia Doblas nas mostras de decoração vem tornando a arte de artistas consagrados acessível ao grande público, além de provar que a arte é muito importante para a decoração. Não se trata de um item a mais no décor, mas sim o diferencial dos projetos e de qualquer ambiente.

SERVIÇO

Mostra+Sustentável 2018
Onde: Serviço de Saúde Cândido Ferreira
Quando: de 29 de agosto à 7 de outubro
Horário: quartas, quintas e sextas das 15h às 21h; sábados, domingos e feriados das 14h às 21h.
End.: Rua Helena Fabrini, s/n (próximo ao 118), Sousas Campinas/SP 


Veja também