Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Projeto de fotografia trabalha poder feminino

Mulheres utilizam a fotografia como uma ferramenta para se conectarem com seus sonhos e propósitos de vida

| ACidadeON Campinas

Mais de 170 imagens foram criadas pelas participantes (Foto: Divulgação/ImageMagica) 

"Antes, eu era apenas uma dona de casa, mãe de cinco filhos, o que não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mundo marcado pelo individualismo e discriminação. Mas agora, eu me vejo com possibilidades. Experimentei o recomeço, a descoberta de sonhos, construção de novos caminhos. Não foi apenas um curso de fotografia, foi muito mais", comenta Lucimara Vieira, uma das participantes do projeto.

O olhar transforma. Esse é um dos maiores valores da ImageMagica, organização não-governamental que utiliza a fotografia como uma ferramenta de desenvolvimento humano. E foi a partir desse princípio que a ONG desenvolveu o projeto Gincana Fotográfica no SOS Ação Mulher e Família, em Campinas.

Com encontros semanais, cerca de 20 mulheres puderam se conectar mais profundamente com seus sonhos e propósitos de vida, utilizando a fotografia e o coaching como instrumentos de transformação. Mais de 170 imagens foram criadas pelas participantes.

Além de aprenderem técnicas de fotografia que podem ser utilizadas em celulares , as participantes construíram um espaço de confiança e troca durante os encontros, podendo se desconectar do mundo exterior e olhar para si, para quem elas são, quais os seus sonhos e que passos elas darão para conquistá-los.

"A fotografia foi um meio de transformação na minha vida. Mudou o meu foco, me fez olhar para os detalhes, colocou o meu coração no essencial da simplicidade do cotidiano, na leveza de estar ali e simplesmente captar a imagem que, muitas vezes, vai além da visão. Hoje, eu sonho em ser uma fotógrafa", relata Lucimara, que viu no projeto uma oportunidade de ser ela mesma, sem medo de seus limites e defeitos.

As fotografias e legendas produzidas por essas fortes mulheres durante a Gincana Fotográfica se tornaram uma exposição no SOS Ação Mulher e Família para que todos apreciem histórias tão significativas e encantadoras. 


Veja também