Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Museu português homenageia campineiro Fábio Penteado e CCC

O arquiteto de Campinas faria 90 anos em 2019 e é homenageado em Portugal pelo projeto do Centro de Convivência de Campinas. A obra principal da mostra, no entanto, está interditada por problemas estruturais desde 2011

| ACidadeON Campinas

 

CCC será homenageado em mostra em Portugal. (Foto: Divulgação)

Para comemorar os 90 anos de nascimento do arquiteto campineiro Fábio Penteado -  projetor do CCC (Centro de Convivência de Campinas) -  a Casa da Arquitectura, em Portugal, abrirá no dia 23 de fevereiro a mostra "Irradiações", em homenagem ao artista e sua obra.

O museu fica em Matosinhos e a exposição terá curadoria de Francesco Perrotta-Bosch. No centro da mostra está o projeto do CCC, interditado desde 2011 por problemas estruturais e cuja obra foi orçada em R$ 40,9 milhões. A reforma será paga através de um convênio com o Estado e o edital foi publicado no dia 9 de fevereiro. 

Segundo a Casa da Arquitectura, o CCC é relevante para a mostra pois tem um projeto arquitetônico radial, "formando irradiações com volumes assimétricos a partir de um centro". O complexo também é tombado pelo patrimônio histórico do Estado. Já Penteado foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e diretor da Fundação Bienal de Arquitetura. Ele morreu em 2011.

A exposição ocupará a Galeria da Casa e ocorrerá paralelamente a mostra Infinito Vão: 90 anos de arquitetura brasileira, aberta na mesma instituição em setembro passado.



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON