Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Mostra Sustentável revitalizará a Fundação Síndrome de Down

Lançamento para os profissionais interessados em criar os ambientes da exposição acontece no dia 21 de março, na sede da entidade, em Barão Geraldo

| ACidadeON

Edição 2019 da Mostra Sustentável irá revitalizar a Fundação Síndrome de Down (Foto: Divulgação)

A terceira edição da Mostra Sustentável irá revitalizar a Fundação Síndrome de Down, localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. O lançamento para arquitetos, decoradores e demais profissionais da área interessados em criar ambientes na exposição, que ocorre em setembro, será na quinta-feira (21).  

O tema da Mostra Sustentável deste ano é Vila 21: uma vizinhança preparada para o Século XXI, no qual inexistam barreiras sociais que limitem as experiências de vida das pessoas com deficiência intelectual e se permita que elas vivam em condição de igualdade. O nome faz alusão à variação genética responsável pela síndrome de Down a trissomia do cromossomo de número 21.  

A Mostra é também uma oportunidade para as empresas que queiram associar suas marcas a um evento sustentável. "Todas as empresas são bem-vindas, desde que compartilhem e pratiquem os valores preconizados no evento", informa Fernando Caparica, diretor do evento.   

As obras devem privilegiar o conceito do design regenerativo, o qual preconiza que uma edificação, mais do que ecologicamente correta, precisa relacionar-se com a comunidade, explica Caparica. Neste contexto, além de reformar o prédio da Fundação Síndrome de Down, a organização também prevê revitalizar a Praça Pedro Cané, com a construção de uma biblioteca infantil que será utilizada como portal de entrada para a Mostra. Após encerrado o período de visitação, a biblioteca será doada para a Prefeitura Municipal de Campinas.

Já o prédio, revitalizado, será restituído à Fundação Síndrome de Down apenas sem os objetos decorativos -, para que a entidade possa utilizar as instalações recuperadas da maneira que julgar mais conveniente. A expectativa de investimento varia entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões. 

Os profissionais interessados em participar devem efetuar um cadastro no site mostra.com.br, no caso de pessoas físicas, ou pelo e-mail contato@mostra.com.br, para empresas.  A edição 2019 da exposição estreia em 4 de setembro e os participantes selecionados terão cinco meses para desenvolver e implantar seus projetos.

OUTRAS EDIÇÕES

A primeira edição da Mostra Sustentável, em 2017, foi realizada no Lar dos Velhinhos, em Campinas. O pavilhão de 900 m² ganhou um novo visual e recebeu novas instalações elétricas (sistema de energia solar) e hidráulicas (sistema de filtragem biológica e captação de água de chuva). Um total de 1.500 m² de áreas externas foi revitalizado. Participaram 56 expositores que criaram 32 ambientes visitados por 2.000 pessoas. 

Em 2018, a segunda edição foi promovida no Serviço Social Cândido Ferreira, um antigo hospital psiquiátrico cujo prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas. O objetivo do projeto foi transformar o edifício em um local para a realização de eventos sociais e corporativos. Os números demonstraram o crescimento em relação ao ano anterior: 74 expositores, 40 ambientes e 5.000 visitantes.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON