Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

O melhor pudim de Campinas? Conferimos a receita do Royal Palm Plaza

Feito e servido no restaurante do hotel, o doce é o prato mais pedido do local, com cerca de 800 porções preparadas por dia

| ACidadeON

Veja como preparar o pudim do Royal Palm Plaza em casa (Foto: Renan Lopes/ACidade ON Campinas)

O pudim de leite condensado com calda de caramelo é uma das mais tradicionais sobremesas da cardápio brasileiro. Açúcar, ovos, leite e o brasileiríssimo leite condensado são todos os ingredientes necessários para preparar essa delícia, mas a receita dos chefs do Royal Palm Plaza conta com um segredo que dão um toque todo especial ao prato.

A clássica receita é a mais pedida de todo o cardápio do hotel: são cerca de 800 porções individuais que são servidas diariamente no almoço e jantar do restaurante. E, apesar de muito solicitada, ela é bem simples e costumeiramente feita pelos próprios ajudantes da cozinha, explicou o chef João Coelho.

A receita do pudim é feita desde a inauguração do Royal Palma Plaza, em 1997, mas foi renovada por Coelho depois que ele passou a fazer parte da equipe da cozinha do restaurante em 2004. "Um pouco mais de leite condensado e ovos dão o tom e consistencia ideal à receita", disse.

Além desta mudança, a tradicional iguaria conta com um segredo: limão. "Ele é adicionado na calda e a acidez da fruta dá mais elasticidade à calda", explicou o chef.  



Coelho, inclusive, passou a receita para o ACidade ON Campinas para quem quiser fazer a sobremesa em casa. Confira abaixo:

CALDA
250 gr de açúcar
50 ml de água quente
suco de 1/2 limão


MODO DE FAZER
Derreter o açúcar em fogo médio mexendo bem até criar um caramelo de tom âmbar. Ao chegar no ponto, adicionar a água com o limão e mexer mais.

Derramar a calda nas formas e levar à geladeira ou congelador por pelo menos 10 minutos.


BASE
3 latinhas de leite condensado (1.185 gr)
350 ml de leite integral
5 ovos


MODO DE FAZER
Misturar os ovos e o leite condensado com um batedor até adquirir uma mistura homogênea. Adicionar o leite e misturar mais.

Transferir a base para as formas untadas com a calda de caramelo.

Levar a geladeira por pelo menos 10 horas. 


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook