Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Evento lança livro e seminário na Mata Santa Genebra

Além do livro Manejo de fragmentos florestais degradados, haverá o IV Seminário de Manejo de Fragmentos Florestais Degradados

| ACidadeON Campinas

Os dois eventos ocorrem nesta sexta-feira 

A Fundação José Pedro de Oliveira em conjunto com a The Nature Conservancy lança nesta sexta-feira (15) o livro "Manejo de fragmentos florestais degradados". Além disso vai ocorrer o IV Seminário de Manejo de Fragmentos Florestais Degradados. O evento vai reunir pesquisadores e estudiosos de diversas instituições que trabalham o tema.

A publicação é resultado de um trabalho desenvolvido a partir de uma série de debates realizados com especialistas de diversas instituições que tratam da restauração e conservação de remanescentes de Mata Atlântica.

Segundo Laís Assis, bióloga da FJPO, o livro também busca trazer subsídios para uma gestão mais efetiva das áreas protegidas, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o manejo e a conservação dos fragmentos florestais.

A elaboração do livro teve início em 2013 e contou com a participação de especialistas de diversas instituições que trabalham com restauração e preservação de fragmentos florestais. A publicação representa a primeira tentativa de reunir as diferentes iniciativas e experiências sobre o tema.

Os 200 exemplares, custeados pela The Nature Conservancy, serão distribuídos durante o lançamento do livro para os autores e instituições que atuam na temática da publicação.

SEMINÁRIO

O IV Seminário de Manejo de Fragmentos Florestais Degradados vai reunir pesquisadores e estudiosos de diversas instituições que trabalham o tema.

Às 9h30, Cinthia Montibeller, da LERF/Esalq, falará sobre "Bordas florestais com hiperabundância de trepadeiras inseridas em matriz agrícola: estrutura, composição e manejo".

Na sequência, às 10h10, o tema "Trajetória de regeneração em fragmento de Floreta Estacional Semidecidual degradado submetido ao corte de trepadeiras e a plantios de restauração ecológica" será conduzido por Laís Santos de Assis, da Fundação José Pedro de Oliveira.

A última palestra da manhã será das 11h às 11h50. Mayara de Oliveira Biliati, membro do Gepem, da Lastrop/Esalq.

Para o período da tarde, está programado o debate sobre os próximos passos e as novas áreas de pesquisa que poderão ser desenvolvidas, dando continuidade ao trabalho compilado no livro.