Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Grupo apresenta "Nunca Desça as Escadas" em Campinas

Peça conta a história de atriz em decadência; apresentações vão desta sexta (31) a domingo (2)

| ACidadeON Campinas

Peça contra a história de famosa atriz em decadência (Foto: Daniella Faria/Divulgação) 

A Cia Bivolt de teatro apresenta de sexta (31) a domingo (2), no Teatro UP Voice, em Campinas, o espetáculo "Nunca Desça as Escadas", e propõe explorar um gênero pouco visto nos palcos brasileiros: o suspense cômico.

Na história, uma atriz veterana solitária que vive presa aos louros do passado glorioso, contando somente com a ajuda do seu fiel mordomo, passa seus dias em sua mansão decadente contemplando suas prateleiras cheias de prêmios.

A súbita chegada de uma atriz inexperiente à sua vida pode ferir profundamente seu orgulho, seu ego e seus limites.

O projeto nasceu de um estudo inicial sobre o gênero utilizando como referência autores como Edgar Allan Poe, Lourenço Mutarelli, Jean Gennet e os filmes "O que Teria Acontecido com Baby Jane" (1962) e "Psicose" (1961), além de inspirar-se nas grandes vilãs da teledramaturgia nacional, como Nazaré Tedesco em "Senhora do Destino" e Adma em "Porto dos Milagres".

O processo também partiu do estudo psicanalítico sobre constituições psíquicas neuróticas e psicóticas, voltadas ao universo feminino. O mote foi o mito de Electra, que retrata duas mulheres - mãe e filha - em conflito.

O texto da tragédia greda de Eurípedes é usado como pano de fundo da trama, sendo apresentado de forma desconstruída em cena, permeando toda a cisão da realidade da protagonista.

HISTÓRIA DO ESPETÁCULO

Impelido pelo desejo de desenvolver um projeto digno à uma atriz com décadas de história, e que por sua vez não via mais personagens que contemplassem a sua experiência, o autor Vitor Paranhos desenvolveu uma dramaturgia que brinca com a própria situação daquela atriz, trazendo-a como protagonista um convite que foi prontamente aceito pela mesma.
No entanto, esta atriz partiu um pouco antes da conclusão dramatúrgica. Trata-se de Malu Lopes, atriz campineira falecida em 2015. Determinado a seguir com a montagem, o autor e diretor reuniu atores parceiros e iniciou as leituras do texto em meados de 2017.

O processo seguiu de forma colaborativa quanto à preparação corporal e vocal do artistas, e após uma reformulação no elenco inicial, os ensaios se desenrolaram a partir do início do ano seguinte. Toda a produção do espetáculo foi feita de forma independente, sem contar com qualquer tipo de patrocínio, mas apenas com artistas parceiros que auxiliaram na confecção de cenário e adereços, movidos apenas pela vontade de levantar o projeto.

SERVIÇO

Nunca Desça as Escadas
Realização: Cia Bivolt
Data: 31 de maio, 1º de junho e 2 de junho
Horários: 20h30 (31 de maio e 1º de junho e 18h30 (2 de junho)  
Ingressos esgotados

FICHA TÉCNICA

Produção: Magali Produções
Direção: Vitor Paranhos
Dramaturgia: Vitor Paranhos
Figurinos: César Povero
Trilha sonora: Daniel Dias
Cenografia: Manuel Valério Netto e Dennis Zapater
Preparação corporal: Gleice Severo
Preparação vocal: Amanda Moreira
Elenco: Amanda Moreira, Demétrios Augustus, Henrique Vieira, Isabela Dentini e Vitor Paranhos
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60 minutos

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON