Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Estudante da Unicamp leva viola caipira para Europa

Para Villasanti, a viola vive um novo momento no cenário musical cujo potencial pode ser ainda mais alavancado

| ACidadeON Campinas

Músico volta à Irlanda em setembro. Foto: Divulgação/ Afonso Villasanti

Um estudante da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está ajudando a difundir da viola caipira pela Europa. Afonso Villasanti, de 29 anos, reuniu 15 artistas de rua que vivem em Dublin, na Irlanda, de sete nacionalidades diferentes para gravar, no histórico estúdio Windmill Lane Recording Studios, por onde já passaram bandas como U2 e Rolling Stones, a música "Trenzinho Caipira" lançada neste mês.  

A relação do estudante com a viola caipira se consolidou com a viagem à Irlanda. Ao deixar o curso na Unicamp, Villasanti escolheu apenas um instrumento para levar consigo na viagem: a viola. "Eu vendi a minha guitarra e todos os aparelhos que tinha. Me assumi como violeiro na hora que entrei no avião", relembra o músico que já foi guitarrista da banda Infinite Dreams (Iron Maiden Cover Oficial Brazil).  

Para Villasanti, a viola vive um novo momento no cenário musical cujo potencial pode ser ainda mais alavancado. "A viola caipira se mostra como um potencial brasileiro. E ao ver a reação dos músicos de fora com o instrumento percebi que há muito a ser trabalhado nesta área para valoriza-lo ainda mais", disse.  CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO

A produção começou ao acaso, quando Villsanti desembarcou na Irlanda para estudar no Instituto Britânico de Música Moderna (BIMM) e conheceu o brasileiro Fabio Carvalho, que precisava fazer um trabalho para a faculdade: produzir em estúdio uma música com oito instrumentos diferentes. "Como também atuo como maestro, assumi a responsabilidade do arranjo. Foi então que saí em busca de artistas de rua e aos poucos a música ganhou forma com os instrumentos inseridos, sendo a viola a grande protagonista".

O estudante relembra que ao convidar os músicos nas ruas de Dublin havia sempre uma desconfiança. "Ninguém acreditava no meu convite, principalmente por se tratar de um estúdio tão relevante".

O arranjo feito por Villasanti é inspirado nas composições "Trenzinho Caipira", de Heitor Villa Lobos, e "Dust in the Wind", da banda norte-americana Kansas. Além da viola como principal elemento, a música tem os instrumentos violoncelo, fiddle, viola de arco, piano, baixo, percussão e guitarra conduzidos profissionais do Brasil, Irlanda e Taiwan.

O clipe também tem a participação de cantores uruguaios, argentinos, canadenses e alemães. "Embora tenha profundo respeito à cultura caipira, hoje há uma nova geração de músicos que quer mostrar a viola como um instrumento que toca outras músicas", afirma.

Em setembro, o estudante retornará à Irlanda para gravar com uma banda de rock e participará de um festival na Ilha dos Açores, em Portugal.  


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON