Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

13ª edição da SP-Foto viaja pelo mundo da fotografia em SP

Mostra que vai até domingo no JK Iguatemi terá visitas guiadas e bate-papos com fotógrafos, curadores e especialistas sobre fotografia contemporânea e moderna

| ACidadeON Campinas

Exposição começou nesta semana em São Paulo e é uma opção de passeio (Foto: Gustavo Menasce/Divulgação) 
A fotografia vista e apreciada como arte: é assim que a 13ª edição da SP-Foto Festival Internacional de Foto de São Paulo trata o assunto até domingo (25), na mostra do shopping JK Iguatemi. A reportagem do ACidadeON Campinas conheceu a exposição à convite dos shoppings Iguatemi e Galleria de Campinas na quarta-feira (21).

Com fotos que viajam pela história, fotojornalismo, moda, fotojornalismo e intervenções artísticas, a SP-Foto ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi com as principais galerias do mercado da foto nacional e internacional.

Entre elas estão a Fortes DAloia & Gabriel, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Lume, Luciana Brito Galeria, Silvia Cintra + Box 4, SIM Galeria e Vermelho. Estreiam este ano Almeida e Dale (São Paulo), Galeria Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

Além das fotos ampliadas, é possível comprar reproduções de fotografias ou inclusive mandar ampliar imagens selecionadas de galerias pela internet, além de adquirir livros de fotografia como da editora Taschen, por exemplo.

A entrada é gratuita.

DEBATES

Este ano, o evento contará com as presenças internacionais de Barbara Tennenbaum, curadora de fotografia do Museu de Arte de Cleveland, que vem ao Brasil pela primeira vez especialmente para a SP-Foto. Margot Norton; Julieta González, diretora artística do museu Jumex (Cidade do México); Sophie Hackett e a curadora de fotografia do Art Gallery of Ontario (Toronto). Simon Baker, ex-Tate Gallery (Londres) e atual diretor da Maison Européenne de la Photographie (Paris), já esteve presente na 11ª edição da SPFoto e retorna ao Brasil para aprofundar sua relação com a cena artística local.

Nesta edição, o shopping inaugura seu novo espaço de evento, o Cubo JK, onde receberá na quinta, sexta e no domingo ativações, bate-papos com fotógrafos, curadores e especialistas nacionais e internacionais sobre assuntos relevantes da fotografia contemporânea e moderna. Além de Visitas Guiadas por especialistas que oferecem roteiros temáticos aos visitantes da Feira que poderão também apreciar as obras dos fotojornalistas Armando Prado e Cristiano Mascaro que fazem parte do acervo da Pinacoteca e ficarão expostas no 1º e 2º andar do shopping. Essa parceria do JK Iguatemi com o museu faz parte do projeto #PinanoJK, que acontece pelo segundo ano consecutivo no empreendimento. Confira a programação completa do evento em www.iguatemi.com.br/jkiguatemi.  
 
Exposição tem visitas guiadas e venda de livros (Foto: Gustavo Menasce/Divulgação)
AGENDA

No cubo, o Talks abriga encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas em torno dessa linguagem artística. Nesta 13ª Feira de Fotografia de São Paulo, quatro conversas preenchem as tardes de quinta e sexta, 22 e 23 de agosto, durante o evento.

Estreia da última edição, o Meet the Artists, programação voltada à troca de experiências com importantes fotógrafos do cenário contemporâneo, volta este ano com nomes em destaque na atual produção brasileira. Os encontros acontecem no domingo, 25 de agosto.

22 de agosto
- Cubo JK Iguatemi 3º andar do shopping
Das 17h às 18h30 - A imagem e a fotografia na era digital
Sob mediação de Miguel Del Castillo, a curadora do New Museum Margot Norton e o arquiteto Guilherme Wisnik conversam sobre o impacto da contemporaneidade digital nas imagens, e os desdobramentos sociais consequentes desse movimento.  

Das 19h às 20h - O sucesso pode estragar a fotografia?
A integração da fotografia ao mesmo mercado de pinturas e esculturas alterou nossa percepção da natureza dual da foto enquanto objeto e imagem. O que essas mudanças implicam para o futuro fotográfico? A curadora Barbara Tannenbaum, do Cleveland Museum of Arts, e o galerista Mario Cohen refletem a respeito.

23 de agosto
- Cubo JK Iguatemi 3º andar do shopping
Das 17h às 18h30 - Olho no Olho Fotografia & Literatura - Parceria SP-Foto & Escrevedeira
O fotógrafo Cristiano Mascaro confidencia à escritora e crítica literária Noemi Jaffe sua concepção do papel do fotógrafo como uma espécie de cronista da vida. Partindo dessa ideia, Mascaro fala de sua relação íntima com a literatura e em que medida certos livros de nomes seminais desse universo, como Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Italo Calvino e o crítico Antonio Candido, têm sido motivo de inspiração na longa trajetória de sua produção fotográfica. Esta mesa integra um ciclo de palestras sobre fotografia e literatura, concebido em parceria com a Escrevedeira.

Das 19h às 20h - A fotografia e a arte contemporânea em diálogo
Em diálogo com o jornalista e pesquisador Ronaldo Entler, Julieta González, do Museo Jumex (México), analisa como artistas contemporâneos, a exemplo de Christopher Williams, Rosangela Rennó e Wolfgang Tillmans, se apropriam da fotografia para construírem seus trabalhos. A mediação é de Miguel Del Castillo.

25 de agosto
- MEET THE ARTISTS Cubo JK Iguatemi 3º andar do shopping
Das 16h às 17h - Meet the Artists: Mauro Restiffe
Das 17h30 às 19h - Meet the Artists: Barbara Wagner e Benjamin de Burca

Serviço: SP-Arte Foto 2019 Aberta ao público de quarta a sábado (21, 22, 23 e 24), das 14h às 21h; e domingo (25), das 14h às 20h Entrada gratuita Shopping JK Iguatemi | 3º piso Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 Vila Olímpia, São Paulo, Brasil  
 
Espaço Cubo recebe debates sobre fotografia e arte durante exposição (Foto: Gustavo Menasce/Divulgação)


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON