Aguarde...
Casa em Verso e Prosa

Casa em Verso e Prosa

Plantas dentro de casa, um carinho em tempos de isolamento.

Como cuidar de plantas lindas em casa? Comece se relacionando com elas e entendendo o que elas gostam, quais as suas necessidades

| Casa em Verso e Prosa

É importante ter em mente, que na natureza, as plantas se desenvolvem espontaneamente, quando encontram condições ideais para seu crescimento.  

mata

Ao escolher plantas para sua casa, a tarefa é também reconhecer, onde ela se encaixaria no ambiente e tentar reproduzir a maior parte dessas condições.

O local escolhido, é bem iluminado? Mais ou menos? Pega a luz do sol diretamente, ou o sol só dá uma passadinha? O ambiente tem ar condicionado? E correntes de vento? 

urban jungle
Essas são só algumas das perguntas que devemos fazer. Por isso procurar saber informações sobre as espécies cultivadas, é primordial para você ter aquele apartamentinho lindo, "urban jungle" (Floresta Urbana), que neste momento de pandemia tem sido muito explorado pelos amantes da natureza.
O que é mais importante no momento é saber a necessidade de luz da espécie, que pode ser:
Sombra o que não quer dizer escuro, e sim aquela luz de dentro de uma mata;
Meia sombra pra resumir, quando recebem algumas horas de sol de preferência pela manhã;
Sol pleno - como o próprio nome diz, é pra ambiente com sol. Elas precisam dos raios de sol diretamente nelas, e se colocadas dentro de casa, ou morrem rapidamente, ou ficam mirradinhas, compridas - a procura do sol.
Com estas informações, agora é hora de observar onde é o melhor canto pra ela, na sua casa. 

sala de almoço
Muitas plantas "pra dentro de casa", precisam que o substrato, onde são plantadas, esteja constantemente úmido, mas não molhado! Minha sugestão é sempre colocar o dedo na terra, pra sentir. Se estiver úmido, não molhe! Quando der uma leve secada, molhe pouco, até sentir que umedeceu. Aqui começa uma interação muito legal, com suas plantinhas - que não são só decoração, e sim seres vivos - que vão compartilhar o ambiente com você, além de embelezar sua casa!
Se o ambiente possuir ar condicionado, fique atento, pois ele diminui a umidade do ambiente! 
Lembra das condições da mata? Aqui é a mesma coisa, pensando na umidade, não são muitas as plantas que resistem a este ambiente mais seco, mas temos as guerreiras, que também vão precisar de um cuidado que é muito simples.  
Borrife água nas folhas das suas plantas, de duas a três vezes por dia, de preferência, enquanto o ar condicionado estiver desligado, para não queimar. 

Tipos de sanseverias (espadas-de-são-jorge)

Muitas plantas realizam trocas gasosas benéficas para nossa saúde, consumindo gases tóxicos do ar, e muitas vezes devolvendo oxigênio... 

Sobre a nutrição, lembra da floresta, novamente (sim, a natureza é sempre a melhor referência!) Lá elas se alimentam de nutrientes do solo - obtidos através da decomposição do que as próprias plantas produzem - e também da fotossíntese. Normalmente indico a adubação com matéria, orgânica, húmus de minhoca, que vai bem pra todas. E tem também alguns com a base de matéria orgânica, muito bons no mercado!

janelas bem iluminadas, sem a luz do sol da tarde entrando direto, são ótimas!


Se você tem um cantinho pra várias, seria perfeito, pois elas juntas acabam criando um "microclima" e "ficam felizes".

Esperamos ter ajudado a começar sua floresta em casa!