José Almiro
José Almiro

Publicidade

CHURRASQUEADAS

Veja como preparar uma Costelinha Defumada

A receita de hoje é uma das peças mais amadas do Suíno, uma costelinha no estilo americano

| Churrasqueadas -

Essa peça é uma das mais escolhidas entre os brasileiros, selecionada para qualquer tipo de ocasião e acompanhamento, a costela de porco é uma das receitas que mais tem sucesso no Churrasqueadas. 

Essa carne contribui para a prevenção da hipertensão, por ter um teor de sódio muito menor se comparada às demais carnes e uma maior quantidade de potássio. Ela também possui uma grande quantidade de ferro que é o ideal para evitar a anemia. 

Ou seja, tem coisa melhor do que além de ser uma deliciosa carne, ela ainda traz benefícios? 

Para fazer esse tipo de receita, peça para o seu açougueiro cortar a sua peça como na imagem abaixo: 

Costela de porco
De 10 a 12 cm e bem carnuda. 

E o segredo está em tirar a membrana desse corte, pois iremos usar um tempero especial no estilo americano, o Dry Rub, que significa tempero seco e assim ele irá penetrar mais na carne. 

Para preparar sua costelinha, coloque um pouco de cachaça sob sua peça para penetrar melhor o seu tempero. E coloque generosamente todo o Dry Rub, em todos os lados. Deixe descansando para aderir bem o tempero. 

Como preparar o Dry Rub
O Dry Rub pode ser usado em qualquer carne que você preferir, não sendo exclusividade da costelinha. Para preparar esse tempero delicioso, você vai colocar em um bowl, pimenta do reino, cebola em pó, alho em pó, louro em pó, páprica (qual você preferir) e mostarda, podendo ser em grão ou em pó, sal entrefino ou de parrilha e misture todos esses condimentos. 

A nossa receita é no estilo americano, ou seja, que é defumado sem usarmos o braseiro, portanto para esse processo é importante colocar água na hora de defumar nossa carne. 

Se você tem uma churrasqueira ou defumador em que possa controlar a temperatura, para esse preparo o ideal será manter em 120ºC. 

Enquanto a costelinha fica no defumador, você pode pincelar suco de maça para realçar o sabor. 

Após 1h30 defumando, coloque manteiga em cima da sua costelinha, envolva no papel alumínio e volte para o defumador por mais 1h30. 

Quando der o tempo certo, coloque um toque de barbecue para dar aquele sabor e sua costelinha está pronta para você se deliciar. 

Quando você cortar a peça e ela estiver com uma cor rosada em volta, significa que ela está bem defumada, chamando assim de anel de defumação. 

Ficou na dúvida em como preparar essa receita? Veja o vídeo abaixo 

 


Ingredientes:
1 colher de sopa de pimenta do reino
2 colheres de sopa de sal de parrilla
3 colheres de chá de páprica doce
1 colheres de chá de cebola em pó
1 colheres de chá de alho em pó
1 colheres de chá de mostarda em pó
1 dose de cachaça
100g de manteiga
50ml de molho barbecue


Mais notícias


Publicidade