Publicidade

lazerecultura

Livro apresenta herança culinária de Holambra e Jaguariúna

Intitulado "Comidas de Nossa Gente", o projeto reúne receitas presentes na história de descendentes fundadores de dez cidades, duas do Circuito das Águas

| ACidade ON - Circuito das Águas -

 

Livro "Comidas de nossa gente" conta história da culinária de dez cidades da RMC (Divulgação/Editora Adonis)

A pedagoga Margareth Brandini Park organizou um livro de receitas que apresenta a herança culinária de dez cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), incluindo os municípios de Holambra e Jaguariúna, ambos também integrantes do Circuito das Águas Paulista.

Intitulado "Comidas de Nossa Gente", o projeto foi realizado pelo governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e está disponível para download gratuito no site da editora Adonis. Ao todo, o livro reúne 30 receitas das cidades, divididas em 120 páginas, representadas da seguinte forma:

*Americana, através dos alemães;
*Artur Nogueira, por meio dos espanhóis;
*Campinas, representada pelos portugueses;
*Engenheiro Coelho, por meio da herança dos belgas;
*Holambra, através dos holandeses;
*Hortolândia, representada pelos afrodescendentes;
*Jaguariúna, representada pelos libaneses;
*Valinhos, através dos japoneses;
*Vinhedo, por meio dos italianos.

O livro foi montado a partir do relato e das receitas de diversos coautores, que aceitaram compartilhar suas memórias e escrevê-las. Além disso, a iniciativa contou com o auxílio de pessoas que trabalham na área de histórias das famílias.

"As famílias se encontravam, se reuniam, trocavam correspondências. O processo foi muito lindo. O Evandro, por exemplo, entrou em contato com familiares que vivem na Bélgica e eles trocaram receitas e memórias da história da família", comenta Margareth.

O projeto ainda apresenta parte da história de descendentes dos grupos étnicos que integram o trabalho, em forma de depoimentos e em vídeo. O material audiovisual pode ser acessado por meio de QR Codes presentes nas receitas publicadas. O livro físico está sendo distribuído de forma gratuita, mediante cadastro prévio.

Mais notícias


Publicidade