Publicidade

lazerecultura

Casa da Memória de Jaguariúna inaugura exposição sobre Padre Gomes

Abertura acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 18h e terá apresentação da Orquestra Violeiros do Jaguary

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Padre filantropo Antônio Joaquim Gomes contribuiu para o crescimento de Jaguariúna (Foto: Arquivo/ Casa da Memória)
A Casa da Memória, de Jaguariúna, inaugura a 12ª exposição fotográfica nesta quinta-feira (21), às 18h. A mostra é intitulada "Memorial Padre Gomes" e terá a participação da Orquestra Violeiros do Jaguary, que embala a noite de abertura com clássicos da música raiz. A entrada é gratuita. 

A exposição reúne 822 fotos que recriam a história e homenageiam o padre benemérito Antônio Joaquim Gomes.

Segundo o Memorial, a pesquisa fotográfica tem como objetivo reconstituir a trajetória do vigário, que realizou ao longo de sua vida inúmeras ações filantrópicas em Jaguariúna. Através das imagens, divididas em 38 painéis, será possível acompanhar o crescimento da vida espiritual e das obras do religioso, paralelamente ao desenvolvimento da cidade.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

 

Painéis com a antiga exposição estão sendo desmontados nesta terça (19) (Foto: Josí Panini)
As exposições fotográficas da Casa da Memória são renovadas anualmente. A mostra de 2021, comemora os 125 anos de história e 67 anos de emancipação política de Jaguariúna. Além disso, presta uma homenagem ao patrono do espaço. Na densa apresentação de fotos complementadas por legendas, serão mostradas desde a origem baiana do padre, que nasceu em 1907, em Remanso, até sua migração aos 18 anos para o Estado de São Paulo, em 1925.  

Ele chegou a Jaguariúna em 1947, onde viveu até a data de sua morte em 2003. 

A exposição em praça pública também tem como proposta exibir a organização da Igreja, além de mostrar através das lentes o trabalho de evangelização, ações pastorais e obras assistenciais desenvolvidas pelo padre Antônio Joaquim Gomes, que viveu sob voto de pobreza. 

História da cidade se entrelaça com a do padre Antônio Joaquim Gomes (Foto: Arquivo/ Casa da Memória)
Poderão ser vistas fotografias do pároco administrando sacramentos da igreja, cerimônias e festas religiosas, como a tradicional Festa de São Sebastião. Ele também é mostrado em suas procissões mensais, missões redentoristas, no concurso de bonecas-vivas, campanhas beneficentes, leilões e nas construções do salão paroquial e do cine-teatro, hoje o Teatro Municipal Dona Zenaide.

LOCAL E CONTATOS 

A Casa da Memória Padre Antônio Joaquim Gomes fica na Rua Alfredo Bueno, 1206. O funcionamento do local é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.  

O acervo da Casa da Memória pode ser consultado através de seu novo site: casadamemoria.jaguariuna.sp.gov.br. É possível entrar em contato com a instituição através do telefone (19) 3937-4062. 

(*Por Rebeca Freitas com supervisão de Ivan Lopes)

Mais notícias


Publicidade