Publicidade

lazerecultura

Confira opções de passeio no Circuito para toda a família

Roteiros contam com parques, passeios de pedalinho, cidade em miniatura, visitas a moinho, entre outros; veja os detalhes abaixo

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Moinho Povos Unidos, em Holambra (Foto: Assessoria de Holambra)
O Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios, oferece uma grande variedade de atividades culturais e esportivas para toda a família. Dentre as atrações estão parques com animais, passeios de pedalinho, cidades em miniatura, viagens na Maria Fumaça, visitas a moinhos e vistas panorâmicas das cidades. Confira as atrações:

Águas de Lindoia

Localizada na região central de Águas de Lindoia, a Praça Adhemar de Barros foi projetada por Roberto Burle Marx e conta com passeios de pedalinho, trenzinho e charrete para crianças de todas as idades. O local ainda oferece uma lanchonete aberta das 8h às 18h, durante todos os dias da semana.

O cartão postal da estância hidromineral também conta com os carrinhos coloridos, uma atração que faz a alegria das crianças menores.

Amparo

Principal opção de lazer da cidade, o Parque Linear é um espaço público às margens do Rio Camanducaia muito frequentado pela população para fazer caminhadas ou para aproveitar momentos de descontração. A área é totalmente aberta em toda a sua extensão. O local é ideal para um passeio durante o dia e à noite e a entrada é gratuita.

O parque tem aproximadamente 5km de extensão e vai da Rua Anna Cintra, na altura da Santa Casa, até a Rua Arthur Pinto Lima, no bairro Jardim Silvestre. Ele conta com calçadão para caminhadas e ciclovia, atividades perfeitas para serem realizadas na planície.

Holambra

O Moinho Povos Unidos é uma das atrações preferidas dos turistas que visitam a cidade conhecida como a "Capital das Flores". A réplica dos existentes na Holanda, onde é utilizado para moer grãos por meio da força do vento, tem 38,5 metros de altura e fica logo no acesso à estância do Circuito das Águas.

O moinho foi projetado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra e foi inaugurado em 2008 em comemoração aos 60 anos da imigração holandesa. Sua estrutura conta com quatro pás de 12 metros cada e sua tração motora gera 60 cavalos de força, o suficiente para movimentar duas toneladas. Conta também com um deck onde os visitantes podem contemplar a cidade do alto.

As visitas podem ser feitas de quarta-feira a sexta-feira gratuitamente, com acesso até o 3º andar. Aos sábados, domingos e feriados o valor é R$ 12 a inteira e R$ 6 para estudantes, professores e idosos, com apresentação de comprovante, com visitação até o 5º andar.

Crianças de 0 a 10 anos não pagam, mas é obrigatório estar acompanhado por um responsável. Os moradores da cidade que apresentarem Cartão Cidadão também não pagam. O Moinho Povos Unidos está localizado na Alameda Maurício de Nassau, s/n, no Parque Residencial do Imigrantes.

Jaguariúna

Jaguariúna tem como um de seus principais diferenciais o tradicional passeio de maria-fumaça. Partindo de Campinas, a linha ferroviária percorre cerca de 48 quilômetros entre ida e volta, sendo considerada a maior rota turística em operação no Estado de São Paulo.

O percurso passa por cinco estações ferroviárias diferentes, além do destino final na estação de Jaguariúna. De acordo com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável por operar a rota desde 1984, a circulação da maria-fumaça funciona seguindo os protocolos de segurança em prevenção à covid-19, como a limitação de passageiros nos carros, promovendo o distanciamento social.

No destino final, em Jaguariúna, o turista tem a oportunidade de visitar uma feira de artesanato com diversas opções de lembrancinhas, além de produtos típicos como cachaças artesanais. Na parada, existe a chance de almoçar ou lanchar em estabelecimentos nas proximidades da estação. A "Estrela da Mogiana" conta ainda com o museu ferroviário de Jaguariúna e os elegantes bares da estação.

Lindoia

O Mirante do Cristo Redentor é uma atração turística que oferece uma vista panorâmica a mil metros de altitude. Com ambos os braços abertos e medindo 8 metros de altura, o monumento é o segundo ponto mais alto da cidade e permite um vislumbre de toda a estância e da Serra da Mantiqueira, com altitude de 1.000 metros

De acordo com a administração municipal, a atração foi construída em 1960 e, no ano de 2002, todo o espaço em que o monumento está situado passou por um processo de revitalização. Na ocasião, houve o plantio de flores e a expansão do local de visitação.

O Mirante do Cristo Redentor de Lindoia possui entrada gratuita e funciona durante todos os dias da semana. O horário disponível para visitação é das 7h às 19h. O ponto turístico está localizado na Rua Cristo Redentor, s/n, no Jardim Redentor.

Monte Alegre do Sul

A mini cidade, ou cidade das crianças, está localizada na estância hidromineral de Monte Alegre do Sul. Criada em 2003, a atração reúne pequenas edificações e uma réplica do Santuário Bom Jesus. Instalada na Avenida João Girardelli, abaixo do Mirante do Cristo, a área é destinada ao lazer e diversão das crianças.

Pedreira

O Zoo Bosque conta com 15 espécies diferentes de animais e está localizado no município de Pedreira. O local é cercado por plantas da Mata Atlântica e se consolidou ao longo dos anos como um programa divertido e educativo para as férias. Além disso, a entrada é gratuita.

De acordo com Cristina Bataglioli, bióloga responsável pelo espaço, o Zoo Bosque conta com macacos, pregos e aranhas, onças pintada e parda, jaguatirica, araras, maritacas, quatis, seriemas, gaviões carcarás e carijós, jabutis, além de jacarés da espécie papo-amarelo.

O Zoo Bosque fica na Rua Santos Dumont, bairro Morumbi. O funcionamento para visitação é de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h.

Serra Negra


O Alto da Serra oferece uma vista panorâmica de dez cidades da região a uma altitude de 1.310 metros. O acesso ao local é feito pela Rua 14 de julho e o ponto turístico possui diversos atrativos aos visitantes.

Após uma revitalização realizada no ano passado, a atração conta com praça de alimentação, sanitários, mirantes e salas de apoio em contêineres para os praticantes de voos, uma vez que a licença de permissão de uso do local pelo Clube de Voo Livre foi renovada por mais seis meses em agosto.

Com uma vista privilegiada do pôr do sol, o Alto da Serra impulsiona o setor turístico na cidade e promove voos de parapente e asa-delta, já que a área rodeada por montanhas é considerada o ponto ideal para a prática dos esportes nas alturas.

Socorro

O Parque da Cidade, em Socorro, oferece uma estrutura para a prática de exercícios físicos, pista de skate, quadras, espaços para eventos, playground, fonte de água mineral e um belo espaço de artesanato com a participação de artesãos da cidade.

Além disso, para os amantes da natureza, a "Trilha do Rio" possui um percurso de 1,2 km até o bairro Parque Barbosa. Com o retorno ao parque, são 2,4 km de passeio pelo bioma Mata Atlântica que margeia o Rio do Peixe. Durante a trilha, é possível observar diversas espécies de animais, em especial pássaros, lagartos e observar o Rio do Peixe.

O local ainda disponibiliza bicicletas gratuitamente para moradores e turistas que desejam realizar um passeio pelo Parque da Cidade "João Orlandi Pagliusi", através do Projeto "Bike para Todos". De acordo com a administração, os visitantes só não podem utilizar a bicicleta na Pista de Skate.

Para alugar a bike, é necessário apresentar um documento com foto e preencher um termo de responsabilidade. No caso de pessoas com idade inferior a 18 anos, é preciso comparecer ao local acompanhado de responsável maior de idade para a assinatura do termo. O aluguel da bicicleta é válido por 30 minutos, podendo ser renovado apenas mais uma vez, totalizando uma hora.

Mais notícias


Publicidade