Aguarde...

Vídeo explica a importância do 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

Pessoas do mundo inteiro se mobilizam nesta data simbólica para falar de preconceito e discriminação na perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância

| ACidade ON - Circuito das Águas

Montagem com vídeo do Pixabay feita no Canva
O 17 de maio é uma data muito importante para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos, Assexuais e outros grupos e variações de sexualidade e gênero (LGBTQIA+). Isso porque foi nesta data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), no ano de 1990. Assim, a militância escolheu esse dia para festejar o Dia Internacional Contra a Homofobia. O Alma Inclusiva convidou algumas pessoas ligadas à luta contra a homofobia para explicar sobre a importância desta data. Assista abaixo os depoimentos da presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB Campinas, Ana Carolina Camargo de Oliveira; do cartunista e co-criador e um dos organizadores da POC CON Feira LGBTQ+ de quadrinhos e artes gráficas, Mário César Oliveira; do presidente da UNA LGBT Campinas, Fabrício Moraes; do jornalista Eduardo Gregori; e do advogado e integrante do Grupo Identidade, Paulo Mariante.  


 O crescente número de crimes contra essa comunidade nos últimos anos mostra a necessidade de se fortalecer a luta contra a violência. Veja dados no site Homotransfobia Mata. Respeito e educação deveriam nos nortear. Como cantou Renato Russo: "Ainda que eu falasse a língua dos homens/E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria". Que todos possam ser incluídos, aceitos e respeitados independente de opção sexual, religião, cor, condição social e nacionalidade. Façamos ao outro o que queremos que façam para nós!



Mais do ACidade ON