Aguarde...

colunistas e blogs

A bike pode te levar a lugares incríveis, veja umas dicas legais para começar no MTB

Bora pedalar? Você vai se surpreender com os feitos incríveis que pode alcançar, persista, confie em você, na sua capacidade, vai ser difícil mas, você pode!

| ACidade ON - Circuito das Águas

Cantinho da Ni Monte Alegre do Sul
A pandemia não trouxe apenas coisas ruins, houve um aumento significativo nas vendas de bikes e no número de praticantes do esporte. Vendo a necessidade cada vez maior do pessoal que está começando em ter mais informações, dicas, incentivo resolvi escrever o post de hoje. Dicas muito valiosas que podem fazer você evoluir rapidamente e ter cada vez mais satisfação nas suas pedaladas! 

 Vou falar sobre o MTB, a modalidade que sou fã e praticante. É uma modalidade que demanda técnica, persistência, muito chá de selim. A evolução é lenta, prazerosa e você vai perceber muito rapidamente.   

 

 Esteja sempre pronto a aprender! 

O Mountain Bike é um esporte que exige prática, persistência e pra adquirir técnica você precisa de prática, não é só pegar a bike e sair pedalando, ou ver alguns vídeos na internet e achar que pode enfrentar uma trilha. É muito importante aprender e absorver o conhecimento de alguém mais experiente. Facilmente encontrará na sua cidade um grupo de MTB, ou até mesmo alguém que pedala que estará a disposição em te dar uma forcinha com dicas, ou até mesmo sair para um pedal com você.   

o MTB é um esporte que demanda o famoso "chá de selim" (muito tempo de prática) para alcançar habilidades físicas e emocionais contundentes. Alguém com mais experiência pode te ajudar a adquirir essas práticas mais facilmente. O mais importante de tudo é ter paciência, é um processo lento, aprenda com esse processo, você vai se apaixonar pois conseguirá perceber facilmente sua evolução. 

 

Uma bike versátil... 

As bikes de MTB são bikes versáteis, você consegue se deslocar tanto por percursos rurais ou por percursos urbanos. Existem muitas marcas no mercado, busque uma bike que caiba no seu bolso mas que tenha bons itens de segurança como um bom freio, uma boa suspensão. Freios a disco mecânicos são melhores que v-break, a disco hidráulicos melhores que qualquer um mecânico. Tenha em mente uma bike visualmente simples, sem muitos itens que não são tão funcionais, existem muitas bikes muito equipadas para serem atraentes mais acabam não sendo tão funcionais. No Blog do Amparo Ride tem um material muito bom falando sobre as diferenças dos quadros, rodas, o que você tem que saber sobre os componentes, tabelas de tamanhos. Vale a pena conferir.  

 

A importância dos itens de segurança! 

Antes de comprar sua bike, compre um bom capacete, nunca pedale sem um capacete, o MTB oferece muito risco, seja em percurso urbano ou rural, ele pode salvar sua vida, você fica exposto, numa queda a cabeça muitas vezes e a primeira parte do corpo que bate no chão, por isso NÃO PEDALE SEM CAPACETE NUNCA

As luvas são muito importantes também, suas mãos vão transpirar, podem escorregar do guidão, o dedo escapar da manete do freio, as luvas trazem mais segurança e maior controle sobre a bike.  

Os óculos também são importantes, um inseto, galho, poeira, pequenas pedras podem bater no seu olho fazendo você perder o controle da bike. Os óculos ajudam bastante a evitar esses problemas.  

Existem roupas apropriadas, desenhadas especialmente para a pratica do ciclismo, para a posição do corpo em cima da bike. Se for possível comece a pedalar com a roupa adequada, se não você pode se machucar, causar assaduras e desconfortos desnecessários, isso pode traumatizar você e te fazer desistir depois do primeiro pedal.  

 

Estrada Três Pontes x Barra

Conheça os movimentos em cima de uma bike... 

Existe um longo caminho a ser percorrido para alcançar o prazer na pedalada. As habilidades devem ser desenvolvidas e treinadas, pois podem te tirar de grandes enrascadas. Habilidade de frenagem, pequenos saltos, posicionamento correto em descidas e subidas. Comece tentando movimentos em oito, lentamente para aprender a se equilibrar, pequenos círculos, com isso vá aprendendo a usar os freios, tentar subir pequenos obstáculos como guias, tentar passar em baixa velocidade por pedras e valetas. Brinque com os freios e tente explorar suas possibilidades, perceba o tempo de frenagem e o peso da bike. Com o tempo vai perceber que a bike se torna uma extensão do seu corpo e tudo fica automático. Com o senso de frenagem aguçado você perceberá que ficará mais fácil transpor ou driblar vários obstáculos. 

 

As primeiras pedaladas! 

As primeiras pedaladas podem ser sofridas, o corpo precisa se acostumar, pode parecer fácil mais não é, o corpo é exigido quase que na sua totalidade. Todo mundo pensa em ficar forte fisicamente logo, para poder subir mais rápido, andar mais forte. Não tenha essa preocupação em mente, foque em desenvolver sua técnica de pedalada, melhorar seu posicionamento, desenvolver sua habilidade de frenagem, pois isso você terá que ter em todos os pedais, mesmo numa pedalada mais tranquila você precisará dessas habilidades.  

Não tenha pressa, a evolução e lenta, tenta absorver o conhecimento dos mais experientes, pergunte, não tenha medo de perguntar, não se aventure por ai sozinho, vá em grupo, ou com pelo menos um amigo.  

Como todo começo vai ser difícil, certamente terá algum sofrimento, a sensação de desistir vai passar pela sua cabeça várias vezes mas, nada vai tirar a sensação de recompensa quando você completar um pedal, quando superar uma difícil subida, é indescritível a satisfação que vai sentir quando ver sua superação.  

Você vai fazer amigos, vai conhecer lugares maravilhosos, por isso não tenha pressa, tudo no seu tempo, foque em você pois você é um ser incrível que pode tudo o que quiser.  

 

Bora girar!!! 

  

Fonte da Índia Monte Alegre do Sul