Aguarde...

colunistas e blogs

Etiqueta da máscara: como lidar com os antipandemias

Existem ainda pessoas que não utilizam e não se importam com o risco ao próximo, confira como enfrentar situações assim

| ACidade ON - Circuito das Águas

Máscara de proteção Foto: Andreia Pereira
 

O comportamento antipandemia ganhou repercussão nacional nesta semana com o incidente em Campinas, onde imagens de vídeo mostram um rapaz que se recusou a usar a máscara de maneira adequada ao entrar em um estabelecimento comercial. Essa atitude está longe de ser isolada.

Para muitos, as palavras pandemia, isolamento social, protocolos sanitários, máscaras e covid-19 são acontecimentos do passado. A população tem aos poucos flexibilizado por conta própria os cuidados, consigo e com o próximo. O resultado desse descuido não é positivo e está aí a mídia para relatar comportamentos extremos todos os dias. 

O certo é que além das regras e leis sanitárias obrigatórias, como o próprio uso de máscara, para evitar a disseminação do novo coronavirus, existe uma lei implícita: a da etiqueta social, que nada mais é que o conjunto de regras de comportamento dentro da sociedade. Teoricamente tudo muito simples, mas na prática o ser humano tem reações, ações e condutas diferentes.
Muitas vezes não dá para fugir. Mas existe algumas dicas para driblar os mais afoitos. Confira aqui e boa sorte!  

1.Máscara com o nariz para fora, no queixo, na mão ou servindo de pulseira não serve para nada. Como é uma proteção não só para a pessoa, mas para o próximo pode-se pedir que coloque de forma adequada;  

2. Em área comum deve-se utilizar máscara, inclusive nos prédios residenciais;  

3.Em locais como restaurantes, bares e cafés pode se tirar a máscara para comer ou beber algo, colocando logo em seguida;  

4. Elevador se usa máscara;  

5.Para caminhar se usa máscara;  

6.No trabalho se usa máscara;
7. Se for receber algum prestador de serviço se usa máscara; 

8.Beijos, abraços e apertos de mãos são inadequados, mesmo com máscara
E não esqueça a máscara!


Mais do ACidade ON