Aguarde...

colunistas e blogs

Aprendendo a fazer pão indiano aos 70 anos de idade!

Muitas vezes, subestimamos a capacidade dos idosos e esquecemos que todos nós precisamos de estímulo na vida, independente da idade.

| ACidade ON - Circuito das Águas


Minha mãe sempre foi "Maria Padaria", construiu lindas amizades nos balcões entre um pingado e outro. Faz seis anos que ela se tornou cadeirante e nesse processo de adaptação, a rotina dos cafés nas padarias ficou esquecida. Hoje sei que meu instinto de filha super protetora sublimou suas vontades e possíveis habilidades.  

Tive uma inflamação no ombro e minha mãe perguntou se poderia ajudar. "Mãe, você quer fazer o pão?"  

No dia seguinte, me recebeu com perguntas sobre o pão, antes mesmo do bom dia animado que ela me dá todos os dias. Uma delícia de ver! Parecia uma criança! Desconfio que tenha passado a noite em claro, tamanha era a ansiedade.
"Mãe, vamos começar com o chapati. É um pão indiano que não vai fermento e fica pronto rapidinho. Vai só farinha de trigo, água, azeite e sal." 

Com esta receita simples, minha mãe aprendeu o que acontece com a massa depois da sova, a importância da espera para a massa relaxar, fez força para sovar, suavizou os movimentos para moldar. "Nossa! Ficou bem melhor que o meu pão, mãe! Agora você virou a padeira oficial da casa!" 

Receita chapati: 

INGREDIENTES: 

- 1 xícara de farinha de trigo 

- 1/3 xícara de água  

- 1 colher de sopa de azeite 

- 1/2 colher de chá de sal 

MODO DE PREPARO: 

Coloque a farinha em uma tigela ou prato fundo, faça um buraquinho no meio da farinha e acrescente os outros ingredientes. Misture aos poucos até juntar tudo. Sove por 2 minutinhos, cubra a massa e espere 5 minutos. Coloque a massa na bancada com um pouco de farinha e divida em 8 bolinhas. Abra as bolinhas com um rolo ou garrafa para formar discos (não precisam ser finos). Esquente a frigideira e abra a massa com as mãos no tamanho da frigideira ou aproximadamente 20 cm. Asse a massa do dois lados  e está pronto.