Aguarde...

Marketing na prática: A relação com os stakeholders

Toda pessoa que tem alguma ligação com determinada empresa pode ser considerada um stakeholders, desde fornecedores e clientes, a diretores e acionistas.

| ACidade ON

O termo em inglês pode parecer até difícil de falar, mas o conceito e a ciência de quem são e da importância que têm os stakeholders, precisa ser entendido por todo empreendedor brasileiro, e por todo profissional que quer fazer marketing na prática. 


Stakeholder é todo indivíduo que possui algum tipo de ligação com a empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande. Quanto maior a empresa, maior é também o número de stakeholders, mas a preocupação em estabelecer uma relação de confiança e seriedade profissional é comum para todos os portes de empresas.

Clientes fazem parte desse grupo? Fornecedores? Especialistas que ajudam de alguma forma, seja em Pesquisa e Desenvolvimento, setor de compras, ou marketing? E os colaboradores? Sócios e acionistas? E empresas filiais ou franqueadas? A resposta para essas perguntas será sempre a mesma: sim! Qualquer pessoa que tenha ligação com a empresa.

A empresa e os stakeholders  

 

A principal preocupação de uma empresa é satisfazer as necessidades e atender a todos os stakeholders com eficácia e eficiência, entendendo quais os pontos de maior relevância para cada um deles. 

Apesar de ambos serem stakeholders, o fornecedor não quer a mesma coisa que o cliente. Assim como o interesse dos acionistas não é o mesmo do setor de P&D ou de RH. Sendo assim, a empresa como um todo, precisa entender qual o papel que cada um possui na sua ordenação e no seu funcionamento.

Enquanto uns querem vender para a empresa, outros querem comprar dela. Um grupo pretende trabalhar ou prestar algum serviço específico para a empresa, e outro deseja obter parte dos lucros, expandir os negócios ou implementar filiais..

O diálogo aberto, amplo e constante com cada equipe é fundamental para se compreender quais os interesses que cada grupo possui. Não apenas no que diz respeito ao objetivo final, mas também nas ações que levarão a ele, como metas e prazos.

Mais do ACidade ON