Aguarde...

Aprender a conviver e respeitar todos os seres vivos.

Histórias de como aprender a conviver e respeitar todos os seres vivos nas aventuras de um biólogo pelas trilhas da vida.

| ACidade ON - Circuito das Águas

Histórias de um biólogo. 

Falsa coral.

Histórias de como o enorme desconhecimento e o preconceito criado sobre alguns dos nossos animais, fazem com que tenhamos atitudes péssimas com relação a tão importante fauna que convive conosco nas trilhas, no campo e no nosso dia a dia.
Andando pelas estradas da vida com um colega de trabalho, avistei uma "gigantesca" cobra cruzando a estrada, parei o carro e corri fotografar e capturar para o meu trabalho de estudo de fauna, o "terrível animal", segundo meu colega. (como vemos na foto) Assim que eu pequei o bicho depois de uma "violenta" luta corporal de um segundo, observei que o colega tinha trancado a porta do carro e fechado o vidro do lado dele. Perguntei porque ele tinha feito aquilo.
Segundo ele, para que a cobra não pudesse abrir a porta e morder ele no pescoço.
Juro que tentei imaginar a "gigantesca" cobrinha pulando, abrindo a porta, e atacando ele que tem 1.000 vezes mais o tamanho do animal. Uma cobrinha ou qualquer outro animal jamais atacaria um ser muito maior que ela, somente se defenderia, como acontece sempre com todos os animais que somente defendem sua vida. 

Cobra papa lesma inofensiva.

Nenhum animal, só o ser humano, tem o comportamento de atacar somente para matar, todos eles simplesmente se defendem de nós, que somos seus predadores naturais. Nunca ocorreu casos de ataques onde o animal atacou só para matar, e sim de animais que se defenderam contra seus predadores ou atacantes, nós. Que em alguns casos praticamos crueldade com animais que somente nos ajudam. Exemplo da cobrinha encontrada que se alimenta de lesmas e caracóis, controlando esses animais que trazem prejuízo aos seres humanos atacando nossas plantas, lavouras e alimentos.
Muitas outras serpentes mesmo perigosas como as jararacas nos ajudam em muito, com desenvolvimento de medicamentos importantes para quase todos as pessoas hoje em dia, como o famoso captopril, remédio utilizados por milhares de pessoas no controle da Hipertensão; Insuficiência cardíaca congestiva, diuréticos e digitálicos, melhorando a qualidade de vida de todos nós. Sem falar no controle de ratos que podem transmitir ao homem mais de 60 doenças e trazer prejuízos na lavoura e alimentos. 

Jararaca comum perto de rios e banhados.

O enorme desconhecimento das pessoas com relação aos animais, principalmente com as serpentes tem levado animais extremamente importantes aos seres humanos e ao equilíbrio da vida ao desaparecimento, com extinção de várias espécies. Temos que mudar urgente esse pensamento, com educação ambiental de verdade, pois somente conhecendo a importância de todas as formas de vida podemos conservar, conviver e sobreviver. 

Papa lesma, come lesmas e caramujos. Importante controladora de pragas, não é peçonhenta.

Se você tem medo, não mate cobras, chame os bombeiros ou um biólogo especializado, todos os animais são importantes. Respeite todas as formas de vida, não mate animais, conhecer para conservar.
Marcelo Tonini


Mais do ACidade ON