Aguarde...

Encontrei animal machucado na trilha o que fazer?

O que fazer ao encontrar um animal silvestre na trilha, ou um filhote de passarinho que caiu do ninho.

| ACidade ON - Circuito das Águas

O que fazer ao encontrar um animal silvestre na trilha, ou um filhote de passarinho que caiu do ninho. 

Filhote onça parda resgatado de caçadores.

Encontrou um animal silvestre na trilha e não sabe muito bem o que fazer com ele?
O Brasil é rico em biodiversidade de fauna, encontrar animais silvestres nas trilhas ou até mesmo nas casas do campo e das cidades pode acontecer para muita gente.
Antes de tudo, tenha calma e faça essas perguntas, visto que são vários os contextos em que pode ocorrer.
Quais as condições do bicho, está machucado? 

Gavião baleado na cabeça, não resistiu aos ferimentos.

Ao encontrar um animal silvestre machucado, proteja o local, mantenha distância segura para não assustar o animal piorando a situação, fique de olho mantenha afastados predadores como cachorros e gatos, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. Caso não encontre o número, ligue para o 190 e contate a Polícia Militar Ambiental. Não tente oferecer nenhum tipo de ajuda, como água e curativos; tal qual acontece em humanos, a atitude pode apenas piorar o estado de saúde. 

Filhote de tamanduá bandeira encontrado na trilha sem a mãe sendo atacado por formigas.

Caso o animal esteja bem sem ferimentos, se for possível afaste-se do local deixe ele tranquilo e sem barulhos e movimentos por perto, a maioria dos mamíferos são noturnos, e com a chegada da noite tendem a ir embora normalmente se não forem perturbados. Se for impossível afastar-se ou deixar o animal sozinho ou se ele não saiu do lugar depois de um bom tempo, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. Ou contate a Polícia Militar Ambiental.  

Filhote tamanduá mirim resgatado de caçadores.


O que não fazer?
Não se arrisque para capturar ou oferecer algum tipo de ajuda física para o animal - ferido ou em boas condições de saúde. Tal ação pode afastar o bicho piorando a situação ou causar algum tipo de acidente. Não é permitido colocá-lo em cativeiro, visto que a ilegal manter em cativeiro animais silvestres sem o devido registro é um crime previsto por lei, podendo gerar multa e reclusão. 


Achou um filhote de passarinho que caiu do ninho? 

Passarinho caiu do ninho.

Situação comum com o início da Primavera e do período reprodutivo. Encontrar um filhote fora do ninho após uma chuva forte, uma rajada de ventos ou mesmo durante um dia habitual onde o animal tentou seu primeiro voo é uma situação comum, o que fazer?
Primeiro passo avaliar bem a situação, se necessário afastar os predadores potenciais. Mantenha cães e gatos distantes.
A principal orientação é não intervir, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. O melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local ou deixá-lo em um galho alto próximo.
Capturar animais silvestres é um crime no brasil e, mesmo quando há a boa intenção de cuidar da ave, não é permitido mantê-la sob sua posse. 

Filhote de saracura.

E quando o local não for seguro? "Se você não souber onde está o ninho, faça uma caixinha, coloque um pano seco ao fundo ou encha essa caixinha de papel picado e deixe em algum lugar próximo que provavelmente os pais vão encontrar".
A alimentação feita pelos pais é um dos processos mais importantes. Além de cada espécie possuir um hábito particular da dieta, ao regurgitarem insetos na boca dos filhotes, os adultos passam anticorpos essenciais para o crescimento deles.
Jamais tente alimentar o animal sem saber exatamente o que ele come. As pessoas tentam dar fubá e várias outras coisas para os passarinhos e com isso, muitas vezes, você piora a situação por causa de uma alimentação não adequada.
Em casos extremos se a alimentação for necessária procure descobrir qual a espécie e sua alimentação adequada, consulte um especialista, mantenha sempre a higiene das mãos após tocar os animais e o local onde ele fica.
O ideal é entrar em contato com o órgão responsável em sua cidade para o recebimento de animais resgatados. A Polícia Ambiental, os centros de triagem, a Secretaria do Meio Ambiente e até algumas clínicas veterinárias exercem essas funções. 

Ave morta devido colisão com janelas espelhadas.

O passarinho bateu na janela e desmaiou, com leves assopradas no bico é possível as vezes fazê-los recobrar a consciência, com cuidado assoprar lentamente entre o bico. Mas na maioria das vezes a colisão leva a morte, coloque nas janelas colantes, cortinas desenhos ou alguma coisa que indique a presença do vidro invisível para as aves. Como na foto. 

Colantes de bolinhas para evitar colisão de aves com janelas.
Cordas penduradas para evitar colisão de aves com janelas.

Conhecer para conservar e aprender a respeitar todos os seres vivos.
Marcelo Tonini 


Telefones para resgate de fauna
Amparo; Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (19) 3817-1115 ou ncz@amparo.sp.gov.br
A Polícia Militar Ambiental Telefone: (11) 5067-1810.

Mais do ACidade ON