Aguarde...

"Mortal Kombat" brinca com a nostalgia dos fãs de jogos

Filme de ação conta com cenas e falas presentes no antigo videogame, mas apresenta uma nova roupagem dos famosos personagens

| ACidade ON - Circuito das Águas

Cena do filme "Mortal Kombat" (2021) (Foto: Divulgação)
Na história do cinema, cineastas e diretores já buscaram recursos e ideias para filmes em diversos formatos diferentes, como livros e músicas. Há alguns anos, os videogames também se tornaram uma fonte criativa para a realização de novos projetos cinematográficos. O estreante Simon McQuoid não ficou para trás e decidiu se aventurar logo em seu primeiro longa-metragem, trazendo uma adaptação de um dos jogos mais conhecidos da década dos anos 90.

Apresentando uma nova roupagem e o passado dos personagens separadamente, 'Mortal Kombat' possui efeitos visuais impressionantes e parece brincar com a familiaridade dos fãs ao mostrar golpes e frases presentes no jogo de combate. A trama ainda é responsável por mostrar a origem de jogadores conhecidos, como o Sub-Zero e o Scorpion. Além disso, o filme de McQuoid dá um show na representatividade ao escalar o elenco perfeito, adequando cada personagem ao ator.

O enredo acompanha o jovem Cole Young, um lutador com uma carreira desperdiçada em lutas arranjadas e que aceita apanhar constantemente para ganhar um pouco de dinheiro. Atormentado por visões e sonhos em que uma adaga e um homem misterioso surgem, Cole não faz ideia de qual é o seu destino. Nascido com a marca do dragão, o jovem passa a ser caçado por um vilão implacável e que utiliza a sua capacidade de congelar objetos e pessoas para matar os seus oponentes. Auxiliado por dois soldados, Sonya e Jax, ele esconde a sua família e se refugia em um trailer.

Na busca por sua identidade, Cole descobre que há um combate mortal entre dois mundos e que ele é um dos competidores que devem lutar pela liberdade do planeta Terra, que está em risco de extinção. Com a ajuda do mercenário Kano, o grupo parte em busca do templo do Lord Raiden, para que todos possam receber o devido treinamento e seguirem na jornada contra os lutadores do feiticeiro Shang Tsung. Quando chegam ao templo, os defensores da Terra encontram Liu Kang e Kung Lee, guerreiros bem treinados que irão ajudar no desenvolvimento dos novos combatentes. 

Personagens Liu Kang e Kung Lee em "Mortal Kombat" (2021) (Foto: Divulgação)

Durante os preparativos para o combate, o grupo precisará encontrar o seu poder interior, que pode se manifestar na forma de uma força sobre-humana, um olho laser, na habilidade de controlar o fogo ou em um poderoso exoesqueleto. Em uma duração de pouco menos de duas horas, 'Mortal Kombat' apresenta cada personagem com um leve aprofundamento. Suas motivações e desejos são expressos em breves relatos, já que a ação é o foco principal do filme. Entretanto, o desenvolvimento do roteiro é envolvente e desperta um sentimento contínuo de nostalgia no espectador.

Todos os golpes e trejeitos dos personagens remetem ao jogo, além de algumas falas e do exagero de sangue jorrando nas cenas de luta corporal. Liu Kang surge com seu famoso golpe de chutes no peito do adversário e Kung Lee utiliza seu chapéu para acabar com o oponente. São pequenos detalhes que fazem com que o longa-metragem de Simon McQuoid se torne uma grande homenagem ao jogo que divertiu diversas gerações de crianças, adolescentes e, até mesmo, adultos.

Outro diferencial do filme realizado por McQuoid foram as locações. Atualmente, grande parte dos filmes de ação são gravados em estúdios gigantescos e em frente às telas de chroma key, recurso utilizado para a adição de elementos digitais através da computação gráfica na edição final. Apesar de possuir efeitos visuais variados, 'Mortal Kombat' foi gravado em lugares fantásticos no sul da Austrália, trazendo mais vivacidade à jornada dos personagens, que vagam por desertos e treinam em cavernas, e proporciona grandiosidade para o longa-metragem. 

Aparição do lord Raiden em "Mortal Kombat" (2021) (Foto: Divulgação)

Com um roteiro interessante, momentos que remetem às lembranças eternizadas pelo jogo e performances convincentes de um elenco que mescla atores renomados e estreantes, 'Mortal Kombat' cumpre muito bem o papel de um entretenimento com uma trama leve e sem muitas novidades, mas que é envolvente e apresenta diversos golpes e combates cheios de muito sangue e habilidade por parte dos atores.

Além disso, o desfecho bem elaborado e surpreendente ainda deixa espaço para uma possível sequência sem que haja pendências no enredo entregue, caso a bilheteria permita que aconteça e o diretor tenha interesse em torná-la realidade.
 

Confira mais críticas e dicas sobre lançamentos de filmes na página Ao Som da Claquete!