Hora do Empreendedor completa 01 ano aqui no ACidadeOn

A Hora do Empreendedor veio para o ACidadeOn para ajudar micro e pequenos empreendedores a compreenderem melhor o universo do empreendedorismo.

| ACidade ON - Circuito das Águas -

A Hora do Empreendedor é uma série de artigos criados para falar sobre empreendedorismo, startups, inovação e criatividade. 

A Hora do Empreendedor é o espaço que temos para, juntos, apresentarmos inovações criativas e novidades do mercado, além de compartilhar ideias. 

Hora do Empreendedor no AcidadeOn 

No segundo semestre de 2020 recebi um telefonema que me trouxe uma grata surpresa: um convite para escrever no ACidadeOn

Após algum tempo de conversa, no dia 15 de outubro de 2020 eu fazia a minha estreia aqui no portal com a série Hora do Empreendedor. 

Essa experiência me trouxe tantos ensinamentos e saberes, que, hoje, resolvi compartilhar com vocês a alegria de comemorar meu primeiro ano aqui no portal. 

Ao longo desses 12 meses procuramos trazer informações e insights importantes e inovadores para o leitor, especialmente para quem é empreendedor. 

Sabemos que nem sempre temos acesso às novidades do mercado e a tudo o que está acontecendo mundo afora. 

E é com esse propósito que a Hora do Empreendedor nasceu e, com muita alegria e satisfação, desembarcou aqui no ACidadeOn também. 

O Brasil é um dos países que mais possui empreendedores no mundo, mas estamos entre os que menos inovam. Esse dado sempre me deixou curioso. 

Por que empreendemos mas não inovamos? Quais as dificuldades e empecilhos que nos impedem de criar coisas novas e disruptivas? 

Esses questionamentos me fizeram começar a escrever para tentar entender melhor o que ocorre no mercado de trabalho brasileiro. 

Entendi, então, que a necessidade de empreender é o que faz com que o Brasil esteja entre os primeiros colocados no segmento do empreendedorismo

Mas ainda nos faltam informações e algumas práticas do empreendedorismo, além de uma dose de criatividade e um tantinho de coragem para romper com a mesmice. 

E a Hora do Empreendedor vem para tentar ajudar nesse processo, de trazer conhecimento e apresentar ferramentas e instrumentos para a práxis do empreendedorismo. 

O empreendedorismo na pele 

Empreender não é apenas abrir um negócio, um comércio ou um site de vendas de produtos e serviços. 

Falamos muito disso aqui na Hora do Empreendedor, não é, mesmo? 

Empreender requer atitude. Aquilo que chamamos de atitude empreendedora, que é muito mais do que seguir uma cartilha (que não existe) de sucesso. 

Por isso falamos tanto sobre as competências socioemocionais e as habilidades necessárias para o profissional do século 21 sobreviver no mercado. 

Apesar de sempre flertar com o empreendedorismo, especialmente o intraempreendedorismo, eu pude perceber o que é empreender na pele durante a pandemia. 

Além do Hora do Empreendedor, eu resolvi criar a minha primeira startup: a Freestory é a primeira plataforma do Brasil de áudio-séries 100% autorais

Não. não é fácil. Mas é extremamente prazeroso.   

Como eu escrevi no artigo passado, sobre o Dia do Empreendedor: qual é a graça do empreendedorismo se ele não trouxer riscos? Ou melhor, existe empreendedorismo sem riscos? 

Empreender é, definitivamente: um dia, sim; um dia, não. E isso é maravilhoso! 

A atitude empreendedora que já estava dentro de mim, veio à tona, emergiu de vez, e acendeu a chama que já aquecia o meu coração. 

Se você também sente essa chama começar a arder, talvez seja o universo do empreendedorismo te chamando para uma aventura inigualável. 

Se ainda te falta a atitude empreendedora, para ter coragem de iniciar um projeto que está no papel há tempos, siga aqui com a gente na Hora do Empreendedor.  

Rumo ao próximo ano

Aqui a gente fala sobre alguns aspectos que você precisa ter para empreender e alçar voos maiores. 

A HE, no ACidadeOn, não dá uma receita pronta para ser o próximo CEO capa de revista, nem o founder do próximo unicórnio brasileiro. 

Estamos aqui para mais para aprender juntos que para qualquer outra coisa. É uma troca de experiências, um aprendizado mútuo. 

Eu não tenho a receita do sucesso porque ela simplesmente não existe. Você é quem constrói a sua própria carreira empreendedora.

Só o que eu sei é que eu rabisco aqui as minhas impressões. Deste outro lado da tela, talvez você se sinta representado pelo que escrevo. 

O importante é que estamos juntos nessa caminhada. E a Hora do Empreendedor é esse espaço que criamos para você deposite suas impressões também. 

Espero que ao longo deste próximo ano, os artigos da HE continuem auxiliando você, leitor do ACidadeOn, em sua trajetória. 

Seja você comerciante, MEI, autônomo, intraempreendedor, startupeiro, ou de qualquer outra modalidade, mas que ama empreender, seja bem-vindo ao próximo ano. 

A comemoração é nossa. Vamos juntos escrevendo uma linda história da Hora Do Empreendedor, aqui no ACidadeOn.  

 

HORA DO EMPREENDEDOR
Ibraim Gustavo:
Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.