Aguarde...

Cotidiano

Monte Alegre usa balões para espalhar semente em áreas queimadas

Ao menos 750 unidades biodegradáveis foram soltas do Mirante do Morro do Cristo em mais uma etapa da ação que visa a recuperação da mata

| ACidade ON - Circuito das Águas

Soltura de balões com sementes em Monte Alegre do Sul (Foto: Divulgação)
Pelo menos 750 balões biodegradáveis carregados com sementes de diferentes espécies de plantas ganharam o céu de Monte Alegre do Sul em mais uma tentativa de recuperar áreas destruídas pelas queimadas durante o período de estiagem. A soltura aconteceu no Mirante do Cristo, ponto mais alto da estância.  

As ações com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente começaram em setembro, ainda durante a seca, Além dos balões, o departamento de Agricultura e Meio Ambiente da estância anunciou o plantio de 145 mudas de árvores nativas nas regiões devastadas pelas chamas.  

A reportagem do ACidadeON ainda apurou que moradores de Monte Alegre também trabalharam paralelamente às ações oficiais e levaram por conta própria mudas e sementes às áreas atingidas.  

O município foi um dos mais castigados por focos de incêndio na região do Circuito das Águas Paulista, principalmente entre os meses de julho e outubro. Em um deles foram necessários oito dias de combate intenso. Só foi controlado com a intervenção do Estado, que enviou à cidade equipes do Águia, da Polícia Militar, que por meio de helicópteros transportaram água aos pontos mais altos das montanhas em chamas. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Monte Alegre do Sul, as ações ambientais são desenvolvidas em diversas etapas, desde a extração de sementes até o plantio em solo queimado. Algumas delas foram viabilizadas com a ajuda de ONGs.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON