Aguarde...

cotidiano

Virada do tempo pode conter onda de incêndios na região

Frente fria começa a chegar já neste sábado e há previsão de chuva a partir do domingo

| ACidade ON - Circuito das Águas

Região de Monte Alegre do Sul que sofre com queimadas desde de quinta-feira (Foto: Reprodução/Facebook)
 A mudança do tempo por conta da chegada de uma frente fria é a esperança das cidades do Circuito das Águas Paulista para conter a onda de incêndios que atinge a região há semanas. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri)), da Unicamp, em Campinas, a reviravolta climática começa a partir deste sábado (19). A previsão é de chuva e queda de temperatura para os próximos dias.  

Conforme o meteorologista Bruno Bayni, o sábado (19) na região será marcado pelo tempo parcialmente nublado e com temperaturas ainda elevadas, que oscilarão entre 18°C a 35°C. No entanto, a previsão é que o clima fique mais instável à noite, com o aumento de nebulosidade.

Segundo Bainy, essa instabilidade fará com o que o domingo (20) amanheça bastante carregado e, conforme a frente fria avance, a tendência é que as temperaturas caiam ao longo do dia, podendo chegar aos 15°C.

Além do clima mais frio, o domingo também pode ser marcado por ventos fortes na região. Bayni ainda explica que toda essa nebulosidade favorecerá intensas e recorrentes chuvas, com acumulação de cerca 20 mm, que começarão no domingo e devem se estender até terça-feira (22) dia com maior volume de chuva.

"A gente tem possibilidade de chuvas associadas e essa frente fria, que vai ficar estacionária até terça-feira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Os maiores volumes de chuvas estão previstos para terça-feira e tem chance moderada de temporais e de chuvas localmente fortes nesses dias", comenta o meteorologista.  

Sexta-feira com muitos focos 

Incêndios voltaram a ser registrados na sexta-feira (18) em várias cidades do Circuito das Águas Paulista.  Em Amparo, por exemplo, quatro focos foram registrados só no período da manhã, segundo o Corpo de Bombeiros.  

Em Monte Alegre do Sul, o grande incêndio que atingiu o bairro Lambedor, na quinta-feira (17), só foi controlado na madrugada de sexta-feira (18). Mesmo assim, vários focos puderam ser vistos em diferentes pontos do município ao longo do dia.


Mais do ACidade ON