Aguarde...

cotidiano

Águas de Lindoia completa 82 anos nesta segunda-feira

Capital Termal do Brasil é uma das nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista e comemora sua emancipação

| ACidade ON - Circuito das Águas

Vista aérea de Águas de Lindoia (Foto: Divulgação/João Eduardo Biscuola)
 A estância hidromineral de Águas de Lindoia completa nesta segunda-feira (16), 82 anos de emancipação político-administrativo. Uma solenidade marcou a data, que devido a pandemia, reuniu apenas autoridades na Praça Dr. Vicente Rizzo. 

Uma homenagem foi prestada ao emancipador, com a presença de familiares do Dr. Rizzo.

Águas de Lindoia  

Os primeiros habitantes do território onde atualmente está Águas foram índios caiapós do século XVI. Eles, no entanto, perderam espaço para os Bandeirantes, que fizeram da localização ponto de parada e descanso. Tropeiros, já no século XVIII, começaram a propagar a notícia de que a região tinha uma água poderosa, que prevenia e curava doenças. 

A chegada de imigrantes italianos fez com que a cidade ganhasse projeção, graças à cultura do café, sem deixar seu maior potencial: a água. Em meados de 1915, o médico italiano Francisco Antonio Tozzi chegou ao município, vindo de Serra Negra, e passou a estudar as curas de doenças de pele e reumatismo. Suas descobertas chamou a atenção do mundo científico e alavancaram a vinda de profissionais e turistas.  

A partir de então o povoado transformou-se. Atraiu grande público em busca das curas e prevenções de doenças. Até que em 1953 foi emancipada.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON