Aguarde...

cotidiano

Santuário faz de Monte Alegre do Sul uma referência de fé

Estrutura foi construída em 1909 em homenagem ao Senhor Bom Jesus e conta com elementos dos estilos renascentista e barroco

| ACidade ON - Circuito das Águas

Santuário Senhor Bom Jesus em Monte Alegre do Sul (Foto: Bianca Ramos)
 O Santuário do Bom Senhor Jesus em Monte Alegre do Sul possui um acervo de pinturas e vitrais centenários em seu interior. Ele é o único do Circuito das Águas Paulista, que é composto por nove cidades, e recebe romarias desde 1997, quando foi restaurado. 

A estrutura foi construída em 1909, a partir de um projeto do italiano Henrique Mondelli. O Santuário é concebido em arquitetura neoclássica, com elementos dos estilos artísticos da Renascença e do Barroco. A festa do padroeiro é realizada no dia 6 de agosto e atrai turistas de vários municípios. O pároco é o padre Erique Fernando Bordini. 

A origem do Santuário

Em 1873, Theodoro de Assis encontrou uma imagem do Senhor Bom Jesus às margens do ribeirão, no dia 6 de agosto. Por ser um homem simples, ele decidiu erguer uma pequena capela de pau a pique no terreno do seu patrão para abrigá-la.

Entretanto, o senhor das terras não aprovou a iniciativa e mandou demolir a construção. Perseverante em sua missão, Theodoro conseguiu o apoio de Lourenço de Godoi e ambos encontraram um novo local para erguer uma capela, onde atualmente fica a Praça Bom Jesus.

Com o crescimento do bairro e da cidade, foi necessário aumentar a sede do templo. Ao lado dos devotos moradores, o capitão José Inácio decidiu construir uma igreja ainda maior em 1882. Na época, Alexandrino do Rego Barros foi nomeado pároco.

Desde então, o Santuário do Senhor Bom Jesus nunca mais mudou de lugar. Devido às suas conquistas, Theodoro de Assis é conhecido como o fundador de Monte Alegre do Sul. Além da comemoração do padroeiro da cidade, o dia 6 de agosto também é considerado o dia da fundação da estância.

Acervo histórico

O projeto arquitetônico do Santuário do Bom Senhor Jesus é inspirado na igreja italiana "Il Gesú" (de Jesus), que fica localizada em Roma, na Itália. Rico em detalhes, o altar-mor é entalhado em madeira, enquanto os demais altares são confeccionados em mármore esculpido.

Um dos atrativos aos olhares dos visitantes é a imagem do padroeiro Senhor Bom Jesus que está localizada em um ponto alto e central do altar. Ela chegou ao Santuário em uma romaria realizada pelo Bispo Dom Nery, de Campinas.

Outra imagem ainda mais antiga, da época em que existia a capela, está exposta em um oratório na lateral da construção. Ela é datada dos anos entre 1870 e 1899. Enfeitado com diversas obras e vitrais centenários, o Santuário também abriga diversas pinturas do renomado artista italiano, Domenico Rocco.

Visitação

O Santuário do Bom Senhor Jesus é um patrimônio histórico da estância de Monte Alegre do Sul. Localizado na Praça Bom Jesus, nº 10, no Centro da cidade, ele é uma ótima opção de passeio para toda a família.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o local está aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
 




Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON