Aguarde...

cotidiano

Pandemia abala convívio entre vizinhos em Jaguariúna

Números mostram que ocorrências de desentendimentos saltaram 139% em 2020; som alto é um dos principais vilões

| ACidade ON - Circuito das Águas

Guardas municipais em ação na cidade de Jaguariúna (Foto: Ivair Oliveira/Divulgação
Jaguariúna teve um aumento de 139% no número de ocorrências registradas por perturbação do sossego durante o ano de 2020. Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública apontam que houve um salto de 78 para 187 registros, quando comparado a 2019.

De acordo com o balanço, as ocorrências de perturbação normalmente envolvem desentendimentos entre vizinhos e estão relacionadas ao som alto. Ao todo, a Polícia Municipal da cidade atendeu 2,45 mil ocorrências no último ano. Deste total, 1.128 registros são referentes a averiguações preventivas realizadas pela corporação.

O relatório ainda mostra que houve uma queda de 25% no número de ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, que foram de 119 em 2019, para 89 registros no ano de 2020.

Segundo o subcomandante da Guarda Municipal de Jaguariúna, Jozafar Sidiney Gonçalves Pomponet, os números divulgados no balanço são um reflexo direto da pandemia do novo coronavírus no município.

"A questão do aumento das ocorrências de perturbação do sossego e redução nos casos de acidentes de trânsito é um reflexo direto da quarentena do coronavírus, que fez com que mais pessoas ficassem em suas casas, aumentando, de um lado, os conflitos entre vizinhos, e de outro reduzindo a circulação de veículos nas ruas", relata o subcomandante.

A corporação acrescenta que pode ser acionada pela população através do telefone 153. O atendimento da Polícia Municipal de Jaguariúna ocorre 24 horas por dia.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON