Aguarde...

cotidiano

Lixeira subterrânea traz modernidade a Águas de Lindoia

Equipamento faz parte do projeto de revitalização da Rua São Paulo, no Centro; via também ganha um charmoso parklet

| ACidade ON - Circuito das Águas

Rua em Águas de Lindoia ganha lixeira subterrânea (Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa)
 A tecnologia e sustentabilidade estão cada dia mais presentes nos projetos voltados à infraestrutura dos municípios. Em Águas de Lindoia, estância conhecida pelo Brasil afora pelas águas termais e natureza abundante, a prefeitura decidiu instalar lixeiras subterrâneas no projeto de revitalização da Rua São Paulo, uma das principais e conhecidas da área central. A via também ganha um charmoso parklet. 

Segundo a administração, além do visual moderno, as lixeiras poderão armazenar até 2 mil litros de lixo, o que evita o contato dos produtos descartados com as pessoas e animais. 

A prefeitura ainda informou que as lixeiras fazem parte de um projeto global de revitalização da Rua São Paulo, que prevê melhorias estruturais diversas, como a instalação de um parklet e novo paisagismo na principal via do comércio para turistas.

O valor total da obra é de cerca de R$ 560 mil com investimentos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo).

"Esta é uma tecnologia nova que estamos implementando no município e que deve solucionar um problema antigo da Rua São Paulo, deixando o espaço ainda mais bonito, limpo e organizado para nossa população e para os milhares de turistas que nos visitam todos os anos", disse o prefeito Gilberto Helou (PSDB) ao ACidade ON/Circuito das Águas.

Conforme Helou, além do término da obra, há a necessidade de uma adaptação no caminhão de coleta de lixo. Por isso, a expectativa é de que a revitalização da Rua São Paulo, e consequentemente a lixeira, sejam inauguradas entre os meses de março e abril.

DESCARTE E VANTAGENS

Segundo a prefeitura, o descarte poderá ser feito normalmente, sendo que os recipientes comportarão lixo reciclável e orgânico. Além de servir para a população e para os turistas, a novidade também será importante para o comércio e estabelecimentos da área de alimentação.

"Na rua o descarte do lixo sempre foi um problema e a lixeira foi a solução técnica encontrada para ampliar a capacidade de armazenamento até que a coleta possa ser realizada", complementa o prefeito.

A prefeitura pontua que, dentre as vantagens proporcionadas pelas lixeiras, é que elas também mantêm a rua limpa por mais tempo, sendo que os estabelecimentos poderão descartar lixo a qualquer hora do dia e a coleta pode ser realizada em apenas um horário específico.

Além disso, elas proporcionarão melhor acondicionamento do lixo, tendo em vista que o descarte é depositado na rua, além da racionalização do uso de recursos públicos, pois a coleta poderá ser realizada em apenas um momento, ao invés de várias vezes ao dia como acontece hoje.

EM OUTROS PONTOS

Além da implantação das lixeiras na Rua São Paulo, a prefeitura adiantou ao ACidade ON/Circuito das Águas que irá avaliar o uso da nova lixeira e analisar a possibilidade e viabilidade de instalação em outros pontos da cidade.

"O município já conta com ponto de descarte de lixo reciclável na Rua Rondônia, próximo ao Terminal Rodoviário Municipal; e a instalação de três ecopontos para descarte de lixo reciclável em outras regiões da cidade", destaca o Executivo.  

*por Letícia Lemos com supervisão de Ivan Lopes  

 


 



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON