Aguarde...

cotidiano

Holambra: Produtores de flores esperam aumento de 15% nas vendas

Neste ano, 75% dos produtos já foram vendidos antecipadamente para atacadistas e supermercados; data comemorativa representa 16% do faturamento anual do setor

| ACidade ON - Circuito das Águas

Canteiro de flores em Holambra (Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa de Holambra)
 O Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (9), é uma das datas que mais movimenta o comércio de flores e plantas no decorrer do ano. Com isso, os produtores de Holambra estão otimistas com a chegada da comemoração. Na Cooperativa Veiling, uma das maiores do país, já é esperado um aumento de 15% nas vendas, uma vez que 75% dos produtos já foram comprados antecipadamente por atacadistas e supermercados.

"Estamos estimando um aumento de 15% nas vendas em relação a 2019, pois perdemos a referência de 2020, quando as lojas só reabriram uma semana antes do Dia das Mães e muitos, por medo das perdas, não investiram na data. Apesar do mercado animador, não recuperamos nem produto, nem volume e nem o prejuízo que sofremos desde o início da pandemia", explica Jorge Possato Teixeira, CEO da Cooperativa Veiling Holambra.

Segundo a empresa, o Dia das Mães representa cerca de 16% do faturamento anual do setor, pois é considerada a ocasião mais importante para a floricultura nacional. Durante a semana, a movimentação na Cooperativa Veiling Holambra foi intensa, já que o pátio interno comporta cerca de 8 mil carrinhos de flores.

Para o setor de produção e venda de flores e plantas, a expectativa é que a ocasião venha com um respiro financeiro, uma vez que o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, foi marcado pelo fechamento do comércio e terminou com muitas flores sendo trituradas.

Após um período mais complicado para o comércio, o produtor Renê Vernoy aposta nos presentes para o Dia das Mães para levantar as vendas. "Levamos um susto em março, com quedas de 50%, no Dia Mulher, com o fechamento do comércio devido a segunda onda da pandemia. No entanto, resolvemos segurar os preços. Estamos sentindo que o mercado está comprador para o Dia das Mães e que vamos vender o que planejamos", comenta.

Renê afirma que a sua produção está focada na espécie cyclamen, que são flores delicadas, com floração entre os meses de março e outubro, e que são indicadas para decorações internas. O produtor ainda explica que, devido às expectativas positivas para este ano, já está iniciando o plantio da produção para o Dia das Mães de 2022.

Segundo o Renê Vernoy, o ciclo de cultivo da espécie cyclamen leva quase um ano, desde a chegada das mudas ao período de oito meses nas estufas, e o próximo ano terá uma novidade na produção de flores: "Teremos um cyclamen bicolor para o ano que vem", anuncia o produtor.

Além da perda com as datas comemorativas, o setor ainda sofre, há mais de um anos, com a proibição de eventos, como casamentos e formaturas, devido a possibilidade de aglomeração na realização dessas atividades. Antes da pandemia da covid-19, a decoração de eventos representava 30% do faturamento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).

Logística e preparação

Sendo a maior produtora de orquídeas do país, a Ecoflora tem plantações em Holambra e Mogi Mirim, com a confecção de 70 mil vasos por semana. Por se tratar de um produto com uma logística mais complicada, a orquídea precisa de alguns anos de cultivo até chegar aos lares.

Segundo o gerente de produção da Ecoflora, Rodrigo Del Alamo, as flores comercializadas neste ano estavam sendo produzidas muito antes da chegada da pandemia no país, já que ganharam vida em 2017, em laboratórios da Ásia e da Europa.

Já prontas e aguardando a data, as orquídeas da empresa possuem um ótima projeção de vendas para este Dia das Mães. "Especialmente para a data, estamos produzindo mais de meio milhão de orquídeas, quantidade que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado e que aumenta a produção de uma semana (70 mil vasos) em três vezes", relata.

Assim como outros produtores do setor, a Ecoflora já começou o plantio para o Dia das Mães de 2022.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON