Aguarde...

cotidiano

Serra Negra reativa viveiro de mudas de plantas nativas

Proposta é incrementar o reflorestamento e arborização de espaços públicos; mudas podem ser retiradas pela população mediante requisição

| ACidade ON - Circuito das Águas

Prefeitura de Serra Negra realiza manutenção no viveiro de mudas da cidade (Divulgação/Prefeitura de Serra Negra)
A prefeitura de Serra Negra está retomando as atividades no viveiro de mudas da cidade, localizado em uma área do Parque Represa Dr. Jovino Silveira, após uma manutenção realizada pela equipe do Programa Frente Popular de Trabalho e por operários da secretaria de Serviços Municipais. Na ocasião, foi realizada a pintura das instalações.

Reativado no início de 2021, o viveiro funciona como um berçário para o cultivo e desenvolvimento de plantas e árvores nativas da região, até que atingem a altura necessária para serem transplantadas. De acordo com a administração municipal, as mudas são utilizadas em repartições públicas, calçadas, praças e áreas protegidas ambientalmente.

Além disso, as árvores são responsáveis pela manutenção de áreas degradadas e de domínio público, como, por exemplo, no caso da retirada de espécies para a pavimentação de áreas urbanas ou para a realização de obras de interesse público.

Segundo a administração municipal, as mudas cultivadas são, em sua maioria, plantas nativas da mata atlântica e do cerrado. A escolha das espécies foi realizada a partir do bioma da região de Serra Negra. "No nosso município, temos a ocorrência desses dois biomas e há a necessidade de preservação de ambos", relata a assessoria de imprensa da prefeitura.

Retirada de mudas

De acordo com o setor de comunicação da prefeitura de Serra Negra, as mudas podem ser solicitadas pela população, caso haja interesse. Segundo a administração, é necessário o preenchimento de requisição na secretaria de Agricultura para fazer a retirada.

Em seguida, o morador precisará relatar qual será o objetivo do plantio e onde as mudas serão plantadas. Após um período de análise da possibilidade de doação, a administração delibera a respeito da quantidade de mudas que serão repassadas. Segundo a comunicação da prefeitura, o número máximo para a doação é de dez mudas.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON