Aguarde...

cotidiano

Canil de Socorro faz alerta sobre os direitos dos animais

Local também funciona como Centro de Acolhimento Temporário até a adoção; animais soltos em vias públicas não são acolhidos, segundo instituição

| ACidade ON - Circuito das Águas

Canil Municipal de Socorro faz alerta à população (Foto: Divulgação)
O Canil de Socorro fez um alerta à população a respeito da conscientização sobre os direitos dos animais, além de ressaltar  as obrigações e os deveres que o proprietário responsável pelo animal deve ter. O local também funciona como um Centro de Acolhimento Temporário até a adoção, e alerta que a atividade é seletiva, atentando aos casos prioritários.

De acordo com a instituição, os animais errantes doentes, em sofrimento ou vulneráveis, dos quais os proprietários não são identificados, assim como os animais suspeitos de raiva e outras doenças, fêmeas no cio em situação de abandono e animais submetidos a maus-tratos possuem prioridade.

Entretanto, a administração alerta que, além de atender aos critérios legais estabelecidos, o acolhimento depende da disponibilidade de vagas. Portanto, animais saudáveis, soltos em vias públicas e que não apresentam riscos à saúde pública não serão acolhidos pelo Canil, pois serão considerados animais comunitários.

Segundo o Centro de Acolhimento, a orientação é para que os proprietários mantenham os animais domiciliados com placas de identificação e denunciem qualquer caso de abandono à fiscalização. O telefone é o (19) 3855-9632.

A instituição ainda salienta que a responsabilidade pelo bem-estar dos animais é do responsável, que deve administrar vacinas e vermífugos, além de prover abrigo, alimento, água e atendimento médico, quando necessário.

A prefeitura de Socorro afirma que oferece, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, um programa gratuito de castração de cães e gatos. Para solicitar o procedimento, os interessados devem entrar em contato com a secretaria pelo telefone (19) 3855-9677.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON