Aguarde...

cotidiano

Vacinação contra a covid-19 avança no Circuito das Águas

Confira como anda a imunização em cada um dos nove municípios pertencentes à região turística

| ACidade ON - Circuito das Águas

Cidades do Circuito das Águas avançam na imunização contra a covid-19 (Foto: Divulgação/ Assessoria de Jaguriúna)
As nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista estão avançando na imunização contra a covid-19. De acordo com o calendário apresentado pelo Ministério da Saúde, alguns municípios já iniciaram a vacinação de pessoas acima dos 18 anos, com comorbidades ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), enquanto outros permanecem imunizando grávidas e puérperas. Confira abaixo os detalhes da vacinação em cada cidade da região:


Águas de Lindoia

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Águas de Lindoia realiza nesta semana a imunização de pessoas com comorbidades, a partir dos 18 anos. A vacinação ocorre na quarta (9), sexta-feira (11) e sábado (12), no Ginásio de Esportes, próximo a E.E. Dr. Francisco Tozzi, das 9h às 13h. Confira o cronograma da estância abaixo:

*Quarta-feira (9)
Das 9h às 13h - Pessoas de 18 a 29 anos, com comorbidades, e que ainda não receberam nenhuma dose da vacina;

*Sexta-feira (11) e sábado (12)
Das 9h às 13h - Pessoas de 18 a 59 anos, com comorbidades.

Segundo a administração municipal, é necessária a apresentação do RG, CPF e de um comprovante de endereço para receber a dose.

Amparo

A vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades teve início na última segunda-feira (7), em Amparo. De acordo com a administração, a imunização deste grupo segue acontecendo de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h, na Farmácia Central do Postão. Para receber a dose, as mulheres devem apresentar um exame que comprove a gravidez ou um laudo que comprove a comorbidade.

Além disso, a prefeitura informa que a vacinação para pessoas acima dos 18 anos com comorbidades será realizada a partir de sábado (12). A vacinação deste grupo também continua de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h, na Farmácia Central do Postão. Para receber a dose, o munícipe deverá apresentar um comprovante da condição de risco no dia da vacinação. Entre os documentos permitidos estão exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas que constem o CRM do médico.

Para participar da campanha de vacinação contra a covid-19, todos os moradores devem se cadastrar no sistema através do site da prefeitura. Após o cadastro, é agendado um dia e horário para o recebimento da dose. A administração alerta que os horários devem ser obedecidos rigorosamente. Outras informações também podem ser consultadas pelo telefone (19) 3817-9258.

Holambra

A estância de Holambra realiza nesta quarta-feira (9) a imunização de grávidas, puérperas e pessoas a partir dos 18 anos de idade com comorbidades. A vacinação será efetuada no Salão da Terceira Idade, durante todo o dia, mediante agendamento prévio pelo site da prefeitura.

Segundo a administração, moradores com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social a partir dos 18 anos também podem agendar um horário através do site.

Para receber a dose da vacina, é preciso apresentar um documento oficial com foto, o Cartão Cidadão, o protocolo gerado no momento do agendamento e um comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas ou relatórios médicos com o CRM do profissional. Pessoas com deficiência permanente devem comprovar o recebimento do benefício.

No caso das grávidas, é necessário apresentar o laudo com a indicação de imunização. Já as puérperas podem receber a dose mediante a apresentação da certidão de nascimento da criança.

Jaguariúna

Na última segunda-feira (7), a prefeitura de Jaguariúna iniciou a vacinação contra a covid-19 em pessoas de 18 a 29 anos, com comorbidades ou deficiência permanente (BPC). Segundo a administração, as doses continuam sendo aplicadas no Parque Santa Maria, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h.

Os moradores devem apresentar uma declaração médica que comprove a doença pré-existente e uma cópia do documento, no caso de comorbidades, para receber a dose. Também é preciso levar um documento com foto, um comprovante de residência e o Cartão Cidadão.

Lindoia

Desde o dia 2 de junho, a estância de Lindoia está imunizando pessoas com deficiência permanente (BPC) e moradores com comorbidades de 30 a 39 anos. A administração não informou se houve alteração na faixa etária desde então, ou o local para o recebimento da dose.

Monte Alegre do Sul

De acordo com a prefeitura de Monte Alegre do Sul, a vacinação contra a covid-19 para pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades e deficiência permanente (BPC) teve início na tarde da última segunda-feira (7). Nesta terça (8) e quarta-feira (9), a imunização dará continuidade ao grupo de 45 a 67 anos, com comorbidades ou deficiência permanente (BPC).

Na quinta-feira (9), a estância também inicia a vacinação contra a covid-19 em professores com 45 e 46 anos de idade. A administração municipal salienta que é necessário manter os dados atualizados nas Unidades de Saúde da Família que os moradores frequentam para receber a dose. Os cadastros podem ser atualizados através dos seguintes contatos:

*Centro de Saúde Central (19) 3899-1199
*Centro de Saúde Limas (19) 3899-2376
*Centro de Saúde Mostardas (19) 3899-1193

Pedreira

De acordo com o boletim informativo, divulgado pela prefeitura de Pedreira na última segunda-feira (7), o município está aplicando a dose da vacina contra a covid-19 nas seguintes faixas etárias:

*Pessoas a partir dos 60 anos;
*Moradores de 45 a 49 anos com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada;
*Pessoas com comorbidades a partir dos 30 anos, mediante apresentação da carta médica;
*Pessoas com Síndrome de Down, com 18 anos ou mais;
*Moradores a partir dos 18 anos com doença renal crônica em terapia renal (diálise);
*Transplantados de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos a partir dos 18 anos;
*Gestantes com comorbidades e carta médica, além de puérperas com comorbidades, com idade entre os 18 e 59 anos.

Serra Negra

Na última segunda-feira (7), a prefeitura de Serra Negra iniciou a vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidades de 18 a 29 anos. A imunização ocorre no Centro de Convenções Circuito das Águas Paulista e, para receber a dose, é necessário apresentar uma declaração de portador de comorbidade com carimbo e assinatura de um médico. O documento pode ser acessado pelo site.

Além deste grupo, a administração salienta que professores acima dos 47 anos, profissionais de saúde e pessoas acima dos 60 anos de idade também continuam recebendo a vacina. No caso dos professores, é preciso realizar um cadastro no site, mediante a validação do diretor da escola em que lecionam.

Já os profissionais de saúde do município devem enviar um e-mail para o contato vacinaserranegra@gmail.com, informando os dados pessoais, o local de trabalho e o conselho de classe ativo.

Socorro

A partir desta terça-feira (8), a estância de Socorro começa a vacinar pessoas de 24 a 29 anos, com comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde ou que recebem BPC. Já na quarta-feira (9), a faixa etária será de 18 a 23 anos, com comorbidades ou que possuem o benefício BPC.

A vacinação ocorre no espaço do Clube da Melhor Idade, no Centro de Lazer do Trabalhador (atrás do Ginásio Municipal de Esportes), localizado na Rua Professor Cornélio Alves de Andrade, nº 97, no Centro. Os moradores podem receber a dose de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados e pontos facultativos.

Para participar da campanha, é necessária a apresentação de um documento com foto, CPF, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço. Pessoas com comorbidades devem apresentar um documento que comprove a condição de risco por meio de receitas, junto com relatório ou prescrição médica. Segundo a administração, os cadastros existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

Os moradores de grupos anteriores e que estão com a segunda dose da vacina Coronavac atrasada devem procurar o Centro de Vacinação para concluir a etapa de imunização. 
 
Confira a lista de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para esta etapa:

Doenças Cardiovasculares;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndromes coronarianas;
Valvopatias;
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênitas no adulto;
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente (HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade;
Doença Cerebrovascular;
Doença renal crônica;
Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer);
Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves);
Obesidade mórbida;
Cirrose hepática.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON