Publicidade

cotidiano

Circuito tem inscrições para 14º Concurso de Qualidade do Café

Interessados podem enviar as amostras até 1º de outubro; prova de classificação ocorre entre os dias 5 e 6 de outubro

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Circuito das Águas tem inscrições para Concurso de Qualidade do Café (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
O 14º Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista está com inscrições abertas. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Amparo, em conjunto com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cati) e a Associação Comercial e Empresarial de Cachoeira Paulista (Acecap).

Os interessados devem entregar as amostras nos sindicatos rurais de Amparo, Serra Negra e Socorro, ou nas Casas da Agricultura - CDRS (Cati), até o dia 1º de outubro. Segundo regulamento, a taxa de inscrição por amostra é de R$ 80, e o valor deve ser pago na hora da entrega.

Cada produtor poderá inscrever até seis amostras de café correspondentes a um lote mínimo de seis sacas de 60 kg. Podem participar do concurso os lotes da espécie coffea arábica L., produzidos na safra do ano de 2021 e de alta qualidade, nas seguintes categorias:

*Natural: preparados pelo processo natural (via seca);
*Cereja descascado: preparados pelo processo de cereja descascado ou despolpados (via úmida);
*Micro-lotes: preparado de qualquer forma, proveniente de propriedades com até 15 hectares de área total, condição que deverá ser atestada pela comissão organizadora;
*Nanolote: preparados de qualquer forma, tanto natural quanto cereja descascado, com peneiras 17 e 18, tipo 2 3 para melhor em volume de 20 kg.

De acordo com o regulamento do concurso, a participação será limitada a cafés produzidos nas cidades do Circuito das Águas, sendo elas Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Além disso, não será permitida a participação de exportadores de café, corretores, patrocinadores ou comerciantes que não sejam o produtor do lote inscrito.

A fase final do concurso acontece nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro Universitário Amparense (Unifia). De acordo com o regulamento, os produtores finalistas terão até o dia 15 de outubro para enviar um lote de café limpo e separado em sua propriedade.

Mais notícias


Publicidade