Publicidade

cotidiano

Aluno de baixa renda terá armação de óculos grátis em Serra Negra

Ação faz parte do programa "De Olho no Futuro", que atende estudantes da rede municipal; avaliação visual acontece até o final do mês na cidade

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Crianças são atendidas com teste de acuidade visual nas escolas municipais (Foto: Divulgação/ Serra Negra)
Pelo menos 1,6 mil alunos, de 3 a 7 anos, da rede municipal de ensino de Serra Negra, passam por exames oftalmológicos nas escolas da idade. Os testes, que começaram esta semana e prosseguem até o dia 28 de setembro, fazem parte do programa "De Olho no Futuro", implantado pela Secretaria de Educação.  

Com o resultado da avaliação preliminar, será possível identificar o número de crianças com dificuldade de enxergar e que necessita passar pelo oftalmologista. Além disso, o programa prevê a doação de armações para estudantes que necessitarem de óculos, mas que pertencem a famílias não tenham condições de comprar.

Nesta primeira fase do programa, os exames são feitos pelas próprias professoras através de cartazes de acuidade visual, semelhantes aos encontrados nos consultórios. Se constatada alguma deficiência, o aluno será encaminhado para o oftalmologista, que de acordo a preferência dos pais,  pode ser da rede pública de saúde ou privada.  

Primeira etapa do programa é realizada diretamente nas escolas, pelas professoras (Foto: Divulgação/ Serra Negra)

ARMAÇÕES GRATUITAS

Alunos de famílias de baixa renda que apresentarem deficiência visual podem receber a armação dos óculos gratuitamente, por meio do Fundo Social. Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo, Deborah Chedid, as armações virão de doações. "Nós vamos intensificar as campanhas de doação para que a arrecadação seja maior para atender a demanda ", frisa. 

De acordo com o município, caso o Fundo Social não consiga atender todas as crianças, a prefeitura pode adquirir os óculos por meio da lei aprovada em março deste ano que legitima a ação, desde que os beneficiados atendam aos parâmetros de vulnerabilidade social.

Crianças de famílias já atendidas por programas sociais como Bolsa Família, por exemplo, têm maior possibilidade de receber a doação. Aqueles que não são beneficiados por nenhum programa, mas enfrentam dificuldades financeiras, podem realizar um requerimento para receber as armações óculos. Para que a doação seja feita, a família deve ter a situação de fragilidade financeira comprovada através da visita de uma assistente social.  

Segundo a administração municipal, ao término do programa de atendimento na rede municipal, o município pretende estendê-lo para alunos da rede estadual.

Mais notícias


Publicidade