Publicidade

cotidiano

Monte Alegre do Sul faz levantamento dos artesãos da cidade

Pesquisa tem como objetivo saber quem trabalha com arte, o que eles produzem e onde comercializam seus produtos

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Pesquisa solicita informações básicas dos artesãos que desenvolvem trabalhos em Monte Alegre do Sul (Foto: CaioSalgado)
Monte Alegre do Sul faz um levantamento dos artesãos da cidade por meio de uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Turismo. O objetivo é saber quem são os artistas, o que eles produzem e onde comercializam suas peças.  

A pesquisa prossegue até a quarta-feira (20) e pede informações básicas como nome completo, endereço de e-mail, telefone, data de nascimento e CPF do artesão ou artesã. 

A submissão das informações deve ser feita presencialmente no posto do Sebrae Aqui de Monte Alegre do Sul,  no Portal Turístico. Os dados também podem ser informados de maneira on-line, através do e-mail sebraeaqui@montealegredosul.sp.gov.br. 

Curadoria do Sebrae

Junto ao levantamento, é questionado se o artesão tem interesse em participar de um programa de curadoria para Grupos de Artesanato do Sebrae, iniciativa gratuita com duração de 20 horas, que visa realizar um mapeamento de aspectos da cultura local. O programa busca o fomentar o desenvolvimento de produtos a partir de técnicas inovadoras de design e economia criativa, além de métodos que visam a venda dos trabalhos artísticos e artesanais com insumos típicos e regionais.

A curadoria do Sebrae deve compreender questões relacionadas às técnicas empregadas, matéria-prima a ser utilizada e desenvolvimento de diferenciais como diversidade cultural e seus contrastes, que valorizem as peças produzidas. 

Carteira do Artesão

De acordo com Francione Gonçalves, coordenadora de departamento de Turismo de Monte Alegre do Sul, os dados coletados podem servir ainda para a inscrição futura na subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo.  

"Estamos em contato com a Sutaco para a realizar as inscrições e atualização das carteira de artesão estadual, assim como buscando informações com Sicab para que os artesãos consigam a carteira nacional", menciona. 

(Por Rebeca Freitas com supervisão de Ivan Lopes)



Mais notícias


Publicidade