Publicidade

cotidiano

Circuito registra alta em roteiros em contato com a natureza

De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, todo o estado vem apresentando uma recuperação no setor de turismo devido ao avanço da vacinação

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Fazenda em Amparo recebe maior procura de hóspedes nos últimos meses (Foto: Maria Luiza Toledo)

Nos últimos meses, os nove municípios do Circuito das Águas têm registrado alta na busca por hospedagens e roteiros de viagens aos finais de semana e feriados. Durante o último feriado prolongado, celebrado no dia 12 de outubro, os estabelecimentos da região tiveram taxas de ocupação entre 45% e 100%, o que representa o melhor índice neste período de pandemia do novo coronavírus.

Leia mais
Circuito das Águas tem alta na procura por hotéis no feriado

Além disso, a procura por lugares mais diversificados e em contato com a natureza também cresceu. Maria Luiza Toledo possui uma casa em um pasto de fazenda em Amparo. Com um anúncio em sites de hospedagem, a proprietária constatou uma grande procura durante a pandemia, principalmente de famílias que vêm da cidade de São Paulo.

De acordo com Maria Luiza, os visitantes buscam tranquilidade e contato com animais, já que muitos deles não costumam apreciar essa variedade de fauna onde moram. "As crianças, principalmente, nos surpreenderam, pois, muitas vezes nunca tinham tido contato com animais, como carneiro, vacas, cavalos e até mesmo insetos", comenta a proprietária.

Com uma propriedade de, aproximadamente, 80 hectares, a Fazenda Dobrada vem conquistando diversos visitantes em busca de um ar puro e uma vista panorâmica. "Tive uma família que ficou durante um mês. O pai trabalhava em home office e tinha duas crianças, uma delas recém nascida. A maioria mora em apartamento e procura lugares com natureza e contato com os animais. Gostam também do contato com animais silvestres", comenta Maria Luiza.

Dentre os muitos animais que passam pela propriedade, Maria Luiza elenca os favoritos dos hóspedes. "Tucanos e pássaros em geral. Há cachorros do mato e até dá para ouvir um lobo guará que anda pela região", finaliza.

Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, houve uma recuperação no setor do turismo nos últimos meses em todo o estado.

No entorno da região de Campinas, na qual todos os municípios do Circuito das Águas fazem parte, houve um aumento no fluxo de veículos particulares aos finais de semana, de sexta-feira a domingo. De acordo com o CIET, há uma porcentagem de 91% de recuperação do fluxo considerado normal desde abril.

O Centro de Inteligência ainda aponta uma forte relação entre o avanço da vacinação e o aumento no número de viagens aos finais de semana. Segundo estimativas do CIET, os últimos meses do ano de 2021 terão um volume sensivelmente maior de viajantes quando comparado ao mesmo período do ano passado. 

Visitantes buscam por ar puro e contato com a natureza em fazenda de Amparo (Foto: Maria Luiza Toledo)



Mais notícias


Publicidade