Publicidade

cotidiano

Enem 2021: 2,6 mil alunos fazem a prova no Circuito

Primeiro dia de avaliação neste domingo será composto por 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação; portões abrem às 12h e fecham às 13h

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Primeiro dia da prova do Enem 2021 acontece neste domingo (21) (Foto: Divulgação)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 tem início neste domingo (21) e contará com a participação de 2.682 alunos do Circuito das Águas Paulista, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O primeiro dia de avaliação será realizado nas cidades de Amparo, Jaguariúna, Pedreira e Socorro e será composto por 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.

Veja o número de inscritos por cidade:

Amparo: 1.035 candidatos
Jaguariúna: 799 candidatos
Pedreira: 373 candidatos
Socorro: 475 candidatos
Total: 2.682 candidatos

Os portões dos locais de prova terão abertura às 12h, com fechamento às 13h. A prova tem início às 13h30. Os estudantes inscritos podem consultar os dados para a realização da prova através do Cartão de Confirmação de Inscrição. Neste ano, o Enem impresso e o Digital serão aplicados nas mesmas datas e terão os itens de prova iguais, assim como o tema de redação.

No primeiro dia de exame, os participantes terão 5h30 de duração para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira.

Já no segundo dia de exame, que será realizado no próximo domingo (28), serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Regras e determinações

De acordo com o Inep, o uso de máscara pelo candidato é obrigatório durante a prova, visando a redução do risco de transmissão do novo coronavírus. O edital também determina aplicação de álcool em gel na higienização das mãos. O descumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19 é considerado critério de eliminação.

O estudante deverá levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Além disso, o acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto. Serão permitidos os seguintes documentos: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista.

Documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos no local de prova.

Em caso de roubo ou furto de documentos antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido pela polícia há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados durante procedimento de identificação especial.

O Inep ainda informa que celulares e equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som durante a prova, o candidato será eliminado.

Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos e deverão ser mantidos no envelope. Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Mais notícias


Publicidade