Publicidade

cotidiano

Circuito tem programação do Dia da Consciência Negra

Amparo, Jaguariúna e Serra Negra promovem atividades; confira a agenda completa divulgada por cada município

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Exposição "Diversidade" acontece em Serra Negra a partir deste sábado (20) (Foto: Divulgação/PMSN)
O Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), marca a morte de Zumbi dos Palmares, conhecido por sua luta contra a escravidão no Brasil. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data só foi incluída no calendário escolar nacional em 2003. Em 2011 foi criado oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituídos pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011. 

A data não é considerada feriado nacional. Em São Paulo, não existe uma lei estadual que determine feriado para data. Assim, a decisão fica a critério das prefeituras.  

No Circuito das Águas Paulista, sete das nove cidades pertencentes à região comemoram feriado: Amparo, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Amparo, Jaguariúna e Serra Negra ainda realizam programações especiais relacionadas a data. Confira:

AMPARO 

Grupo de Capoeira Raça e Fundamento se apresenta na Praça Pádua Salles às 16h (Foto: Divulgação)

Amparo tem atividades esportivas e culturais para celebrar o Dia da Consciência Negra neste sábado (20). O coletivo teatral "Bando Preto" exibe três curtas-metragens no Cine Foto Clube. Já o campo do Rio Branco Esporte Clube recebe partidas de futebol pela manhã e a praça Pádua Salles terá atrações durante a tarde, com entrada é gratuita. Confira a programação completa:  

Programação - Esportes
Local - Campo do Rio Branco

8h

Futebol Sub-11
Projeto Caju x Três Pontes

9h
Futebol 40+
Amparo x Serra Negra

10h

Futebol 55+
Estrela x Barueri 

Programação Cultural
Local - Praça Pádua Salles

15h
Apresentação Fanfarra Independente Anjos da Alegria

16h
Apresentação Grupo de Capoeira Raça e Fundamento (Mestre André - Contramestre Grande)

17h
Apresentação Musical - Grupo Time de Casa 

Curtas - Bando Preto 

O coletivo teatral "Bando Preto" exibe três curtas-metragens no Cine Foto Clube Amparo neste sábado (20). O espaço fica na rua 13 de maio, 35, centro. A programação é gratuita e tem início às 20h. 

Serão exibidos os curtas "Veneno & Chibata", "Tristes visões de Bruzundangas" e "Não as matem". As produções audiovisuais foram produzidas durante a pandemia e serão apresentadas por Michele Giglio. Haverá um bate-papo com atores e equipe após cada exibição.

 JAGUARIÚNA

Filme -"Marighella"

Jaguariúna exibe o filme "Marighella" (Foto: Divulgação Marighella)
Jaguariúna promove neste sábado (20) uma programação especial no Teatro Municipal Dona Zenaide, no centro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Entre as atrações estão a apresentação do grupo musical Maracatu e a exibição do filme "Marighella". Além disso, após a sessão, está prevista uma roda de conversa sobre o tema. O evento tem início às 17h com entrada gratuita.

De acordo com a organização, o público deve retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro para evitar aglomeração. O endereço é rua Alfredo Bueno, 1151.  

SERRA NEGRA

Exposição - "Diversidade" 

O Mercado Cultural "Prefeito José Pedro Salomão", em Serra Negra, abre neste sábado (20), às 10h, a exposição "Diversidade" em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A vernissage tem como curador o artista plástico Henrique Vieira Filho.  

A entrada é gratuita e a exposição fica aberta à visitação até o dia 25 de novembro, sempre de domingo a quinta-feira, das 8h às 17h.


Apresentação de Capoeira

A abertura da exposição no Mercado Cultural contará ainda com uma apresentação do Grupo de Capoeira Raça e Fundamento. O evento acontece em frente ao prédio, no acesso principal ao mercado, na praça XV de Novembro.

Mais notícias


Publicidade