Publicidade

cotidiano

Amparo tem 6 mil que não voltaram para 2ª dose da vacina

Jaguariúna é a segunda cidade da região com o maior número de faltosos, com registro de 4.411 pessoas; confira as ações programadas por cada município

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Amparo possui maior número de faltosos dentre as nove cidades do Circuito (Divulgação)
Amparo registra o maior número de faltosos da segunda dose da vacina contra a covid-19 dentre as nove cidades pertencentes ao Circuito das Águas Paulista. De acordo com um levantamento realizado pela administração municipal, há 6.049 pessoas que ainda não compareceram aos centros de imunização para colocar a vacinação em dia.

O segundo município com o maior índice de faltosos é Jaguariúna, com 4.411 moradores sem receber a segunda dose. Com números altos de ausência nas campanhas de vacinação, as cidades da região estão programando ações, como mutirões de imunização e acompanhamento dos moradores por meio da Secretaria de Saúde e setores municipais de comunicação. Confira os detalhes abaixo.

A apuração do ACidade On/Circuito das Águas entrou em contato com as prefeituras de Monte Alegre do Sul e Pedreira, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.

Águas de Lindoia

A administração informou que a estância hidromineral de Águas de Lindoia possui 916 moradores que ainda não compareceram para receber a segunda dose dos imunizantes contra a covid-19. Segundo a prefeitura, o número de faltosos ocorre da seguinte forma:

*Astrazeneca/Fiocruz: 285 moradores
*Coronavac/Butantan: 213 moradores
*Pfizer: 418 moradores
Total: 916 pessoas sem a segunda dose

Em relação à terceira dose da vacina contra o novo coronavírus, Águas de Lindoia afirma que há 900 pessoas que já podem receber o imunizante e ainda não completaram o esquema vacinal.

Amparo

Com o maior número de faltosos do Circuito das Águas, Amparo afirma que mais da metade dos 6.049 moradores que não compareceram para a segunda dose são menores de 18 anos. A prefeitura salienta que, para uma parcela deste total, a data para a segunda dose ainda está próxima.

Em seguida, a administração afirma que a faixa etária com o maior índice de faltosos é de 20 a 29 anos de idade, com registro de 1.144 pessoas. Além disso, a prefeitura relatou que "a Secretaria de Saúde já faz buscas locais por essas pessoas, por meio das Unidades de Saúde da Família que entram em contato com a pessoa e a convocam para receber a imunização", disse em nota.

Holambra

Em nota, o Departamento Municipal de Saúde de Holambra informou que a cidade possui 1.191 moradores que estão com o complemento vacinal atrasado. Segundo a prefeitura, a maioria dos faltosos tem entre 12 e 18 anos de idade.

Além disso, a prefeitura salientou que será realizado o Dia V de Vacinação contra a covid-19 neste sábado (27). A ação visa " incentivar a busca, em especial, pela segunda dose do imunizante", afirma em nota.

Jaguariúna

Com o segundo maior índice da região do Circuito, Jaguariúna registra 4.411 faltosos da segunda dose da vacina contra a covid-19. De acordo com a prefeitura, a maioria dos moradores que não compareceram para receber o imunizante tem 18 anos de idade.

Até o momento, o município não confirmou nenhuma ação específica para este grupo. Entretanto, a administração afirmou que o Departamento de Comunicação está realizando um trabalho para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de voltar para se vacinar.

Lindoia

A estância hidromineral de Lindoia afirmou que existem 311 pessoas que ainda não compareceram para receber a segunda dose dos imunizantes contra a covid-19. Além disso, a cidade registra 450 pessoas sem o esquema vacinal completo.

No momento, a administração afirma estar realizando uma busca ativa dos moradores através de agentes comunitários de saúde, por meio de visitas domiciliares e ligações.

Serra Negra

De acordo com a prefeitura de Serra Negra, cerca de 2 mil pessoas ainda não compareceram para o complemento vacinal na cidade. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 24.817 pessoas aptas a se vacinar já tomaram a primeira dose, o que representa 97% da população.

Além disso, 21.598 moradores receberam a segunda dose e 2.701 pessoas tomaram a dose de reforço ou dose adicional da vacina. Para incentivar a vacinação, Serra Negra ampliou os locais de vacinação nesta semana, das 15h às 19h, nos seguintes locais:

*Quarta-feira (24): USF Firmino Cavenaghi Centro;
*Quinta-feira (25): Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Peter Griesinger Nova Serra Negra / USF Dr. Francisco Louzada Porto Alves Três Barras;
*Sexta-feira (26): UBS Dr. Eduardo Cagnoni Tiengo Refúgio da Serra.


No caso de pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, a prefeitura orienta que procure o Centro de Convenções, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e excepcionalmente, aos sábados.

Socorro

A prefeitura de Socorro afirmou que a estância possui 2.607 faltosos da segunda dose da vacina contra a covid-19. Segundo a administração, a faixa etária com o maior índice de pessoas que não compareceram para o complemento vacinal é de 12 a 17 anos de idade. Em seguida, o grupo com o maior número de faltosos é de 20 a 49 anos.

Para incentivar a vacinação, a cidade possui um funcionamento fixo da unidade de imunização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, a prefeitura salienta que realiza horários estendidos ou abertura do local aos finais de semana em datas pré determinadas.

Mais notícias


Publicidade