Publicidade

cotidiano

Jaguariúna e Pedreira desobrigam uso de máscaras no dia 11

Cidades confirmaram que vão seguir a medida anunciada pelo governador João Doria (PSDB); proteção não será mais obrigatória em locais externos em dezembro

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Jaguariúna e Pedreira determinam liberação do uso de máscara em locais abertos a partir do dia 11 (Foto: Divulgação/Freepik)
As prefeituras de Jaguariúna e Pedreira confirmaram nesta quinta-feira (25) que irão seguir as determinações do governo estadual e liberar o uso de máscara facial em locais externos a partir do dia 11 de dezembro. O anúncio da flexibilização da proteção foi realizado pelo governador João Doria (PSDB) durante uma coletiva de imprensa na última quarta-feira (24).

"Ao ultrapassar os 75% da população totalmente imunizada, o Governo de SP vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do dia 11 de dezembro. Tomamos esta medida baseados em evidências científicas, que demonstram queda superior a 90% de internações em relação ao pico da pandemia, e a aceleração da vacinação no Estado que mais vacina no Brasil", afirmou o governador.

João Doria (PSDB) também salientou que a máscara ainda será exigida em locais fechados. "Nas áreas internas e nas áreas de transporte público, inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso de máscara continuará sendo obrigatório", destacou o governador.

De acordo com o estado, outro ponto analisado para a tomada de decisão foi o impacto de 100% da capacidade de público em eventos culturais, esportivos e de lazer, medida que está vigente desde o dia 1º de novembro. Segundo o governo estadual, as análises não identificaram aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias, o que aponta que a vacinação e as medidas de proteção mantiveram o controle da pandemia.

"Devemos dar nos próximos dias um importante passo com relação a flexibilização do uso de máscaras, mas precisamos manter importantes cuidados e ter cautela, como a higienização das mãos e o uso da proteção facial em ambientes fechados e no transporte público. Além disso, é fundamental que quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, retorne aos postos de saúde para se imunizar e termos assim uma população mais protegida", completa Jean Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde.

Repercussão no Circuito

As administrações municipais de Holambra e Socorro informaram que seguem todas as determinações do estado de São Paulo desde o primeiro semestre do ano de 2020. A prefeitura de Águas de Lindoia afirmou que aguarda a publicação da decisão no Diário Oficial. Já Amparo e Monte Alegre do Sul relataram que ainda não possuem um posicionamento a respeito da suspensão do uso de máscaras em locais externos.

A apuração do ACidade On/Circuito das Águas entrou em contato com as prefeituras de Lindoia e Serra Negra, mas não obteve retorno.

Mais notícias


Publicidade