Publicidade

cotidiano

Obras do Poupatempo terminam em até 90 dias em Amparo

Ao todo, estrutura terá 300 metros de área e será instalado no supermercado Guarani; período de contrato será de 20 anos, com concessão gratuita do local

| ACidade ON - Circuito das Águas -


Entrada do Poupatempo em Amparo (Foto: Ivan Lopes)
 As obras para a implantação da agência do Poupatempo de Amparo devem ser concluídas em cerca de 90 dias, de acordo com o empresário responsável pelo prédio do supermercado Guarani, local onde os serviços estaduais serão instalados na cidade. O contrato com o município foi fixado pelo período de 20 anos, com concessão gratuita do espaço, segundo a prefeitura de Amparo.


De acordo com o governo estadual, a agência de Amparo segue um projeto mais dinâmico e simplificado dos serviços. "É um formato mais digital, mais serviços, menos espaço físico e mais eficiência. É impressionante a qualidade do serviço do Poupatempo. É a multiplicação de serviço competente", afirmou o governador João Doria (PSDB).

A viabilização dos projeto é feita por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.

O espaço cedido à administração municipal possui 300 metros de metragem e o estacionamento é compartilhado com o supermercado Guarani. O investimento total do empreendimento é de R$ 160 mil e a previsão de abertura é no primeiro trimestre de 2022, segundo informou o governo do estado de São Paulo.

Além do Detran.SP, a agência oferecerá serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, Secretaria Estadual da Educação e prefeituras, entre outros. De acordo com o estado, o atendimento será feito no sistema Balcão Único.

Um levantamento realizado pelo governo estadual ainda apontou que, atualmente, 85% dos atendimentos são feitos pelas plataformas digitais do Poupatempo. Entre os serviços online mais procurados estão a pesquisa de pontuação e habilitação de condutores, licenciamento de veículos, funcionalidades da vacinação contra a covid-19, emissão de atestado de antecedentes criminais e consulta de IPVA, entre outros.

Unidades no Circuito

Dentre as nove cidades pertencentes ao Circuito das Águas Paulista, apenas a estância de Serra Negra possui uma agência do Poupatempo operando na Rua José Bonifácio, 397, no Centro.

Em outubro de 2021, a prefeitura de Jaguariúna confirmou que o prédio que sedia a Biblioteca Municipal será transformado em uma agência do Poupatempo. De acordo com o setor de comunicação, a Biblioteca Municipal será transferida para a Rua Alfredo Bueno, nº 882, na região central do município.

Segundo a administração, na época, o processo de instalação da agência do Poupatempo em Jaguariúna ainda havia sido concluído e aguardava a finalização do convênio com o governo do estado de São Paulo. Na ocasião, a prefeitura não havia informado prazos ou previsão para abertura.

Mais notícias


Publicidade