
Além de limite de alunos nas salas, as aulas ocorrerão em jornada reduzida de quatro horas diárias, com entradas e saídas dos alunos escalonadas, a fim de evitar aglomerações.
"Vale destacar que cada escola será responsável pela organização de horários para que a capacidade máxima seja cumprida, portanto não há a garantia do atendimento imediato", informa a prefeitura em nota.
Já as atividades para os estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental serão retomadas a partir do dia 15 de março, também com capacidade de 25%. As aulas das creches municipais e da pré-escola estão previstas para retornarem presencialmente no mês de abril, e nas escolas particulares a volta está autorizada desde o dia 8 de fevereiro.
CONFIRA AS MEDIDAS
Segundo a Prefeitura, todas as medidas de higiene e distanciamento serão cumpridas nas unidades escolares. Dentre as medidas destacadas pelo Executivo estão:
*Escolas deverão disponibilizar álcool gel para todos os alunos;
*As carteiras dentro das salas de aulas serão espaçadas com distância mínima de 1,5 m;
*Merenda será realizada com pratos prontos para cada criança, evitando que elas tenham contato próximo entre si;
*Transporte escolar funcionará com capacidade reduzida, com média de seis alunos por van.
*A Secretaria de Educação irá monitorar diariamente, juntamente com a Fiscalização Sanitária, a saúde e sintomas dos funcionários e alunos das escolas, a fim de evitar qualquer possível transmissão do coronavírus
RETORNO É OPCIONAL
De acordo com a prefeitura, o retorno presencial é opcional às famílias de cada aluno, mas o acompanhamento das aulas, seja presencial ou remoto, é obrigatório.
Além disso, as famílias que decidirem a favor da volta às aulas presenciais posteriormente terão que na semana que vem aguardar a organização e o posicionamento da escola quanto à data de início do aluno.
ESCOLAS ESTADUAIS TAMBÉM RETORNAM
As aulas presenciais das escolas estaduais também serão retomadas no dia 1 de março, em Amparo, de acordo com o plano de retomada orientado pela Diretoria Regional de Ensino de Mogi-Mirim. Nas entidades filantrópicas, as aulas têm início na mesma data, com alunos do ensino fundamental, e com as mesmas regras e protocolos sanitários.
(*Por Letícia Lemos com supervisão de Ivan Lopes)