cotidiano

Especial coronavirus

Socorro oficializa quatro casos da variante delta do coronavírus

Segundo a administração municipal, as pessoas haviam sido vacinadas com a primeira ou duas doses; todas já recuperaram e passam bem

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Ilustração da variante delta (Foto: Redes Sociais)
Socorro confirmou na tarde desta sexta-feira (3) ter recebido do estado a notificação oficial sobre quatro casos da variante delta do coronavírus na cidade. Segundo administração, o comunicado foi feito à Secretaria de Saúde do município pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE-7). 

Na última terça-feira (31), a secretaria de Estado da Saúde havia divulgado que o número de casos da variante delta em Socorro era três. Com mais um registro oficial, a região do Circuito das Águas chega a 27 em seis cidades, sendo 19 só em Jaguariúna. Confira os números abaixo.

Segundo a Prefeitura de Socorro, o GVE informou que as amostras foram coletadas no munícipio entre os dias 12 e 18 de agosto.  

Já a Vigilância em Saúde do município diz que as pessoas infectadas pela delta "tiveram sintomas leves de coronavírus e permaneceram em isolamento domiciliar e não necessitaram de internação".  Ressalta ainda que "todos haviam sido vacinados contra o coronavírus, dois com a primeira dose e os demais com duas, e que já se recuperaram e passam bem".

A Secretaria de Saúde de Socorro esclarece que a situação é monitorada e que, "no momento, não há motivo para alarde". Ressalta que "os casos ativos e suspeitos de coronavírus, os atendimentos no Centro de Triagem e Atendimento (CTA) e a ocupação de leitos hospitalar reduziram significativamente em Socorro nas últimas semanas". 

Segundo a pasta, "a enfermaria Covid-19 do hospital "Dr. Renato Silva" zerou a média de ocupação de leitos por casos confirmados da doença". Revela ainda que "até a quarta-feira (1) 33.201 pessoas já haviam recebido a primeira dose ou dose única da vacinação, o que corresponde a cerca de 80,29% da população, sendo que nos maiores de 18 anos a porcentagem chega a 97%". Conforme a secretaria, a população que já recebeu a primeira e segunda dose, ou dose única, está próxima de 40%.

SOBRE A DELTA  

Estudos apontam que a variante delta é mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do organismo. 

Segundo o governo de São Paulo, o estado tem 764 casos da delta no total e a identificação ocorre via sequenciamento genético. A forma de enfrentamento à nova mutação é manter os protocolos de segurança e acelerar a vacinação.  

Registros no Circuito das Águas

Águas de Lindoia: 1 caso
Holambra: 1 caso;
Jaguariúna: 19 casos;
Pedreira: 1 caso;
Serra Negra: 1 caso;
Socorro: 4 casos.

Mais notícias


Publicidade