cotidiano

Especial coronavirus

Águas de Lindoia anuncia cancelamento do réveillon e Carnaval

Prefeitura justifica que eventos reúnem milhares de pessoas nas ruas e podem ser um fator importante para uma nova escalada da transmissão da covid-19

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Foto do Carnaval 2019 em Águas de Lindoia (Foto: Divulgação)
 Águas de Lindoia é a terceira cidade do Circuito das Águas a cancelar oficialmente o Carnaval de rua em 2022. Além disso, confirmou a não realização de qualquer atração ligada ao réveillon. O anúncio foi feito no final da tarde desta sexta-feira (26). Amparo e Monte Alegre do Sul já haviam divulgado a suspensão das festividades carnavalescas durante a semana. 

Conforme o on circuito das águas  apurou, a tendência é que os nove municípios que formam o Circuito das Águas cancelem o Carnaval de rua no ano que vem. A decisão conjunta entre todos os prefeitos foi intermediada pelo Consórcio do Circuito das Águas, que prepara um comunicado oficial, que pode ser divulgado ainda neste sábado (27). No que diz respeito a celebração do ano-novo, Águas de Lindoia é a primeira da região a anunciar que não terá qualquer atração na cidade. 

Em nota, a prefeitura  justifica que o cancelamento do Carnaval e do Réveillon acontece devido à continuidade da pandemia da covid-19. "Tendo em vista que eventos que reúnem milhares de pessoas nas ruas podem ser um fator importante para uma nova escalada da transmissão da doença, a prefeitura de Águas de Lindoia definiu não realizar o Réveillon e o Carnaval 2022 no município", diz trecho da publicação.

Em outra parte da publicação ressalta que "estes eventos têm a tradição de reunir entre 5 e 10 mil pessoas todas as noites, sendo que a administração municipal considera este público como muito elevado para eventos nesta fase de retomada."  

De acordo com nota, a estância acredita que "eventos com menor concentração de público e com condições mais favoráveis para o controle de acesso são os ideais para este momento". 

"Acreditamos que esta é a melhor atitude a ser tomada neste momento, tendo como objetivo manter os números de novos casos controlados e cuidando da saúde da população e dos turistas que nos visitam", conclui. 

A última atualização feita pela Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia mostra que a cidade tem no momento 33 casos suspeitos de covid-19, uma pessoa internada com a doença e ninguém em isolamento domiciliar. São 52 óbitos e 2.305 casos confirmados desde o início da pandemia em 2020.  

LISTA ENGROSSA

Águas de Lindoia, assim como Amparo e Monte Alegre do Sul, seguem a decisão de pelo menos outros 70 municípios paulistas que já confirmaram o cancelamento do Carnaval.

As prefeituras alegam que há risco de um aumento nas infecções pelo vírus por causa de aglomerações, além do respeito às famílias que perderam entes queridos.

Algumas ainda afirmaram que não possuem recursos para os gastos oriundos do evento, devido aos investimentos para o controle da doença. Estâncias como Caconde, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí estão na lista dos que não preveem a festa.

Em alguns lugares, a decisão foi conjunta, como aconteceu nos municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí. O mesmo ocorreu no Vale do Paraíba, com o anúncio da suspensão do evento em 13 cidades.  

Confira as cidades de São Paulo que cancelaram o Carnaval 2022:

*Aguas de Lindoia;
*Altinópolis;
*Amparo;
*
Barrinha;
*Borborema;
*Botucatu;
*Brodowski;
*Cabreúva;
*Caçapava;
*Caconde;
*Cajuru;
*Campo Limpo Paulista;
*Cássia dos Coqueiros;
*Catanduva;
*Cunha;
*Dobrada;
*Dumont;
*Fernandópolis;
*Franca;
*Guaíra;
*Guariba;
*Guatapará;
*Iacanga;
*Ibitinga;
*Itapetininga;
*Itápolis;
*Itatiba;
*Itupeva;
*Jaboticabal;
*Jacareí;
*Jarinu;
*Jundiaí;
*Lagoinha;
*Lins;
*Louveira;
*Luís Antônio;
*Marília;
*Mogi das Cruzes;
*Monte Alegre do Sul;
*
Monte Alto;
*Monteiro Lobato;
*Natividade da Serra;
*Nova Europa;
*Orlândia;
*Piacatu;
*Pitangueiras;
*Pradópolis;
*Poá;
*Potirendaba;
*Redenção da Serra;
*Ribeirão Preto;
*Rifaina;
*Roseira;
*Sales Oliveira;
*Santa Cruz da Esperança;
*Santa Ernestina;
*Santa Rosa do Viterbo;
*Santo Antônio da Alegria;
*Santo Antônio do Pinhal;
*São Bento do Sapucaí;
*São Joaquim da Barra;
*São Simão;
*Sarapuí;
*Sorocaba;
*Suzano;
*Taquaritinga;
*Taubaté;
*Ubatuba;
*Uchoa;
*Urupês;
*Valinhos;
*Várzea Paulista;
*Vinhedo.



Mais notícias


Publicidade