Vacinação

Adolescentes devem ter CPF para tomar a vacina contra covid

Cidades do Circuito das Águas alertam para a necessidade do documento; jovens ainda devem ter a companhia dos pais ou responsável no momento da imunização

| ACidade ON - Circuito das Águas -

CPF deve ser solicitado através do site da Receita Federal (Foto: Divulgação/Receita Federal)
De acordo com o calendário de vacinação oficial, anunciado pelo governo estadual através do portal Vacina Já, cidades de todo o estado devem vacinar até a próxima quarta-feira (25)  adolescentes entre 16 e 17 anos com deficiência, comorbidades, além de gestantes e puérperas da idade. Em meados de setembro, a previsão é que doses cheguem para jovens de12 anos.

Cidades do Circuito das Águas, como Águas de Lindoia e Amparo, alertam para a necessidade dos menores de idade estarem acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da imunização. Além disso, todos devem apresentar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O CPF já é obrigatório no momento do cadastro para a vacinação. Por isso, os pais devem ficar atentos caso os filhos menores de idade ainda não tenham o documento. É possível solicitá-lo de forma on-line por meio do site da Receita Federal. Todo cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil têm direito ao documento.

Para obter é necessário preencher um formulário com os dados solicitados. No caso de menores de idade, é preciso apresentar também um documento de identificação oficial com foto do solicitante, ou seja, pai, mãe ou responsável.

Após o envio do formulário será gerado um protocolo de atendimento, que possibilita acompanhar o andamento do processo. A Receita Federal alerta que cartão físico do CPF, que costumava ser um cartão plástico azul, não é mais emitido. O órgão garante que os comprovantes de inscrição impressos e o CPF Digital têm o mesmo valor jurídico. 

(Por Rebeca Freitas com supervisão de Ivan Lopes)

Mais notícias


Publicidade