cotidiano

Amparo e Jaguariúna antecipam aplicação da 2ª dose da Pfizer

Prazo entre as vacinas foi diminuído de 8 semanas para 21 dias; medida já foi adotada nos municípios de Pedreira e Socorro, na última terça-feira (19)

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Vacina da Pfizer tem prazo reduzido entre as doses em Amparo e Jaguariúna (Foto: Tony Winston/MS)
As cidades de Amparo e Jaguariúna também aderiram à antecipação da aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a covid-19, mediante uma determinação anunciada pelo governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), na última segunda-feira (18). Com a antecipação, o prazo entre as doses diminuiu de 8 semanas para 21 dias.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a prefeitura de Amparo divulgou que a vacinação para os moradores maiores de 18 anos de idade teve início nesta quarta-feira (20). Para receber a segunda dose do imunizante da Pfizer, a pessoa deve ter tomado a primeira dose a 21 dias ou mais.

A vacinação em Amparo acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h, em todas as Unidades de Saúde da Família da cidade. A prefeitura salienta que o atendimento na Unidade de Saúde da Família localizada no Centro de Amparo ocorre às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h.

Já em Jaguariúna, a antecipação também teve início nesta quarta-feira (20) para os moradores com idades a partir dos 18 anos e que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer há, pelo menos, 21 dias. A prefeitura ressalta que os jovens de 12 a 17 anos ainda devem aguardar o prazo de 8 semanas entre as doses.

De acordo com a administração, "a medida segue recomendação do Governo do Estado de São Paulo e é válida independentemente da data de retorno que foi pré-agendada quando o morador tomou a primeira dose do imunizante", afirma em nota.

A vacinação em Jaguariúna acontece no Parque Santa Maria, localizado na Rua José Alves Guedes, nº 1003, no Jardim Sonia. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h.

Antecipação no Circuito

Em Pedreira, a vacinação teve início na terça-feira (19), para os moradores maiores de 18 anos de idade. Para receber a dose, o morador pode procurar a unidade do Posto de Saúde mais próximo à residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem a necessidade de agendamento. Já das 16h às 19h, as pessoas podem ir até os Postos de Saúde da Vila Canesso, Águas de Março ou Central de Saúde.

Aos sábados, a administração realiza o drive-thru nas dependências do Estádio Municipal, das 8h às 16h, e também a Central de Saúde, para aqueles que não possuem veículos.


Já Socorro, a administração solicita o cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento. Além disso, é necessária a apresentação de um documento com foto, CPF, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço no nome da pessoa que irá receber a vacina. A prefeitura ainda salienta que a definição das etapas de imunização depende da quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

A vacinação de Socorro acontece no espaço do Clube da Melhor Idade, no Centro de Lazer do Trabalhador, localizado na Rua Professor Cornélio Alves de Andrade, nº 97, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A prefeitura de Águas de Lindoia afirmou que segue a orientação da Secretaria Estadual de Saúde e realiza a aplicação das vacinas de acordo com o encaminhamento das doses específicas para cada grupo. Já a administração de Serra Negra declarou que está aguardando o recebimento oficial da informação, através de um comunicado da regional de Saúde de Campinas (DRS VII).

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra informou, em nota, "que aguarda o recebimento de novas doses da vacina fabricada pela Pfizer para realizar a antecipação da aplicação do imunizante, conforme prevê a determinação estadual". A prefeitura de Jaguariúna afirmou que está formulando um calendário de vacinação, mas não enviou as informações até o momento desta publicação.

A apuração do ACidade On/Circuito das Águas entrou em contato com as prefeituras de Lindoia e Monte Alegre do Sul a respeito da antecipação da aplicação da vacina da Pfizer, mas não obteve retorno.

Mais notícias


Publicidade